Gulfood: Dubai vê de perto o poder das cooperativas do oeste
#souagro | Três das principais cooperativas do oeste paranaense, responsáveis por uma fatia considerável do PIB do Estado, participam da Gulfood 2022, em Dubai. São elas a C.Vale (Palotina), Lar (Medianeira) e Copacol (Cafeândia).
A Gulfood é a principal feira B2B de alimentos e bebidas do Oriente Médio, contemplando bebidas, lácteos, óleos, produtos free-from, carne e frango, grãos e cereais, alimentos, incluindo de nicho e os classificados como ‘specialty’. O perfil dos visitantes é internacional, sendo 60% do Oriente Médio, 20% da Ásia, 9% da África, 8% da Europa, 2% das Américas e 1% da Austrália. Ela prossegue até quinta-fera, 17 de fevereiro.
O presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), José Roberto Ricken, considera de “fundamental importância” a participação das cooperativas paranaenses nas feiras internacionais, como é o caso agora da Gulfood 2022, nos Emirados Árabes. “O Oriente Médio é um grande consumidor de carne de frango e um importante cliente dos produtos das cooperativas aqui do Estado. Nossas cooperativas duplicaram sua participação no mercado internacional nos últimos três anos e, decorrentes das exportações, geraram cerca de US$ 6,7 bilhões de divisas para o país no ano passado”, classificou Ricken.
C.VALE
O gerente de mercado interno e externo da C.Vale e do Departamento de Comercialização da Divisão Indutrial, Fernando Aguiar, classifica a Gulfood como uma das principais feiras mundiais do segmento de alimentos. O evento ocorre todos os anos, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus, a C.Vale ficou dois anos sem participar, retornando na edição 2022.
A Gulfood atrai milhares de pessoas ao redor do planeta, por conta de sua localização estratégica. São investidores da Europa, África do Sul, China, Japão, entre outros. “Os Emirados Árabes Unidos é o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil e vem aumentando a sua participação”, comenta Aguiar. “Temos aqui clientes importantes, como os processados que atendemos, responsáveis por produtos da rede Mc Donald, além de Rússia e Europa.
Segundo Fernando Aguiar, a C.Vale também está explorando a oportunidade de negócios para a tilápia. “Acredito que a exportação será o grande futuro e alicerce para aumentar a nossa produção. O grande desafio é tornar a tilápia brasileira competitiva nesses mercados, pois atualmente concorremos com a China, que tem preços mais atrativos, mas em contrapartida, de qualidade inferior à nossa”. Na foto encaminhada por Fernando Aguiar, direto de Dubai, Gustavo Fernandes, Fernando Aguiar e Tiago Souza.
LAR
A Cooperativa Agroindustrial Lar também marca presença na 27ª Gulfood, responsável por reunir todos os elos da industrialização e comercialização da carne de frango.
“Pra cá vem clientes e interessados de todo o mundo, principalmente desta região, como árabes, indianos, chineses e países vizinhos” relatou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, ao descrever a grandeza e importância da Gulfood para a Lar que exporta para 81 países.
- Mercado do trigo tem muitas oportunidades e desafios
- Show Rural: esse show teve um “sabor” diferente
A Cooperativa está representada pelo diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, superintendente de Suprimentos e Alimentos Jair Meyer, gerente da Divisão de Alimentos Giovana Rosas e a coordenadora de Exportação Caroline Fredo.
COPACOL
O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, também ressalta a importância de participar da Gulfood. “Possuímos uma forte atuação neste mercado, inclusive com um escritório permanente em Dubai, e esperamos obter excelentes resultados com a feira. Temos a possibilidade de fortalecer nossas parcerias no mercado e ainda conquistarmos novos consumidores de todo o mundo”, afirma Pitol. A Copacol exporta mais de 60% da produção para 76 países.
Para proporcionar a expansão da marca no mercado internacional, a Copacol implantou em 2018 o escritório de vendas da Cooperativa em Dubai. A unidade atende toda a região do Oriente Médio e norte da África – importantes importadores de nossos produtos. O mercado árabe corresponde a 20% do volume total exportado pela Copacol.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)