Gulfodd

Gulfood: Dubai vê de perto o poder das cooperativas do oeste

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Gulfodd

 

#souagro | Três das principais cooperativas do oeste paranaense, responsáveis por uma fatia considerável do PIB do Estado, participam da Gulfood 2022, em Dubai. São elas a C.Vale (Palotina), Lar (Medianeira) e Copacol (Cafeândia).

A Gulfood é a principal feira B2B de alimentos e bebidas do Oriente Médio, contemplando bebidas, lácteos, óleos, produtos free-from, carne e frango, grãos e cereais, alimentos, incluindo de nicho e os classificados como ‘specialty’. O perfil dos visitantes é internacional, sendo 60% do Oriente Médio, 20% da Ásia, 9% da África, 8% da Europa, 2% das Américas e 1% da Austrália. Ela prossegue até quinta-fera, 17 de fevereiro.

O presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), José Roberto Ricken, considera de “fundamental importância” a participação das cooperativas paranaenses nas feiras internacionais, como é o caso agora da Gulfood 2022, nos Emirados Árabes. “O Oriente Médio é um grande consumidor de carne de frango e um importante cliente dos produtos das cooperativas aqui do Estado. Nossas cooperativas duplicaram sua participação no mercado internacional nos últimos três anos e, decorrentes das exportações, geraram cerca de US$ 6,7 bilhões de divisas para o país no ano passado”, classificou Ricken.

 

C.VALE

O gerente de mercado interno e externo da C.Vale e do Departamento de Comercialização da Divisão Indutrial, Fernando Aguiar, classifica a Gulfood como uma das principais feiras mundiais do segmento de alimentos. O evento ocorre todos os anos, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus, a C.Vale ficou dois anos sem participar, retornando na edição 2022.

A Gulfood atrai milhares de pessoas ao redor do planeta, por conta de sua localização estratégica. São investidores da Europa, África do Sul, China, Japão, entre outros. “Os Emirados Árabes Unidos é o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil e vem aumentando a sua participação”, comenta Aguiar. “Temos aqui clientes importantes, como os processados que atendemos, responsáveis por produtos da rede Mc Donald, além de Rússia e Europa.

Segundo Fernando Aguiar, a C.Vale também está explorando a oportunidade de negócios para a tilápia. “Acredito que a exportação será o grande futuro e alicerce para aumentar a nossa produção. O grande desafio é tornar a tilápia brasileira competitiva nesses mercados, pois atualmente concorremos com a China, que tem preços mais atrativos, mas em contrapartida, de qualidade inferior à nossa”. Na foto encaminhada por Fernando Aguiar, direto de Dubai,  Gustavo Fernandes, Fernando Aguiar e Tiago Souza.

 

LAR

A Cooperativa Agroindustrial Lar também marca presença na 27ª Gulfood, responsável por reunir todos os elos da industrialização e comercialização da carne de frango.

Presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues (à dir.) participa da Gulfood 2022
Presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues (à dir.) participa da Gulfood 2022

“Pra cá vem clientes e interessados de todo o mundo, principalmente desta região, como árabes, indianos, chineses e países vizinhos” relatou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, ao descrever a grandeza e importância da Gulfood para a Lar que exporta para 81 países.

A Cooperativa está representada pelo diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, superintendente de Suprimentos e Alimentos Jair Meyer, gerente da Divisão de Alimentos Giovana Rosas e a coordenadora de Exportação Caroline Fredo.

 

COPACOL

O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, também ressalta a importância de participar da Gulfood. “Possuímos uma forte atuação neste mercado, inclusive com um escritório permanente em Dubai, e esperamos obter excelentes resultados com a feira. Temos a possibilidade de fortalecer nossas parcerias no mercado e ainda conquistarmos novos consumidores de todo o mundo”, afirma Pitol. A Copacol exporta mais de 60% da produção para 76 países.

Para proporcionar a expansão da marca no mercado internacional, a Copacol implantou em 2018 o escritório de vendas da Cooperativa em Dubai. A unidade atende toda a região do Oriente Médio e norte da África – importantes importadores de nossos produtos. O mercado árabe corresponde a 20% do volume total exportado pela Copacol.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas