poço

Poço artesiano é alternativa para enfrentar falta de chuva

Débora Damasceno
Débora Damasceno
poço

#souagro| A gente vem acompanhando que a crise hídrica tem causado muitos reflexos na agricultura. Inclusive o Paraná enfrenta uma das piores estiagens de todos os tempos. E essa falta de chuva fez com que muitos produtores buscassem alternativas para evitar ainda mais prejuízos nas propriedades, uma delas é a instalação de poço artesiano. Em 2021 a demanda por este serviço aumentou significativamente.

Segundo Alisson Coelho, gerente comercial da Tolepoços, o período seco foi fator principal para o aumento da busca pelos poços artesianos: “ O principal fator da demanda foi a falta de chuva, né? Nós tivemos no começo do ano um mês de janeiro bem chuvoso, porém de fevereiro em diante tivemos um grande período de seca. Foi voltar a ter chuva ali para o final do mês de setembro, começo de outubro. Dentro desse meio ali entre fevereiro e outubro foi um período muito seco e com essa seca consequentemente aumentou bastante a procura”.

 

Em 2021 ficou nítido que a instalação de poços artesianos foi uma alternativa encontrada para enfrentar a crise hídrica: “A agricultura ela teve um aumento bem significativo da demanda porque é um meio que não foi afetado pela pandemia. O agricultor não parou de trabalhar e então consequentemente como nós trabalhamos também voltado com agricultura, a gente continua tendo uma demanda bem grande ali com relação a agricultura”, explica Alisson.

Essa falta de chuva fez com que os agricultores ficassem inseguros com o abastecimento, o que também motivou o aumento da procura pelos poços artesianos, como explica Alisson: “O produtor que não tem um poço artesiano ele depende de uma captação superficial e essas captações elas têm vulnerabilidade climática ou seja, quanto mais chuva mais ela aumenta e quanto mais a seca ela vai diminuir a sua vazão e consequentemente o produtor acaba se obrigando a estar contratando um serviço de perfuração de poço tubular profundo”

 

Benefícios do poço artesiano

A instalação de um poço artesiano faz muita diferença nas propriedades rurais e com a crise hídrica, os benefícios são ainda maiores: “O principal diferencial hoje para um agricultor que tem um poço artesiano próprio é a segurança, né? Ele fica mais seguro, ele fica independente, ele não depende diretamente das fontes de captação públicas. Pode ocorrer algum tipo de problema consequentemente ele fica mais tranquilo em ter o seu próprio poço artesiano. Mas além da segurança e a independência hídrica, um poço artesiano agrega muito valor na propriedade. Hoje uma propriedade que contém um poço, ela tem um valor muito mais agregado do que aquela propriedade que ainda não tem uma independência hídrica”, detalha Alisson.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro – FOTO: Prefeitura de Cascavel)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas