colégio agrícola

Atividades do 1° colégio agrícola começam em 2022

Débora Damasceno
Débora Damasceno
colégio agrícola

#souagro| As inscrições para os interessados em estudar no primeiro Colégio Agrícola de Cascavel já estão abertas e terminam no dia 26 deste mês, a novidade é uma conquista para o município. Inicialmente serão dois cursos: Técnico Agrícola e Técnico em Agronegócios.

colégio agrícola

O vereador de Cascavel Professor Santello que foi quem fez a indicação para criação da unidade, disse que os cursos vão ajudar muitas famílias do campo: “Com essa escola, vamos priorizar o aprendizado do jovem, do filho do pequeno agricultor que poderá colocar em prática na sua propriedade o que vai aprender em sala de aula. Cerca de 60 a 70% da economia de Cascavel vem da agricultura.”

 

O COLÉGIO 

As tratativas começaram em 2017 quando foi feita a primeira indicação para criação de uma unidade na cidade. A partir daí, foram realizadas inúmeras reuniões com Prefeitura de Cascavel, Secretaria de Educação, órgãos ligados à agricultura como Sindicato Rural, comunidades rurais, Núcleo Regional de Educação e Governo do Estado.

 

Após várias reuniões, o Colégio Técnico Agrícola será implantado, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Cascavel. A previsão é que, a partir de fevereiro de 2022, iniciem as aulas das duas primeiras turmas.

O colégio agrícola que recebeu o nome: Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Agroinovação Moacir Benedito Leme da Silva, terá sede na Agrotec que possui um área prática de plantio com 24 hectares, aviário escola, estufas para produção de flores e morango e para desenvolver cursos, treinamentos e demonstrações práticas em novas tecnologias, tratos culturais e manejo agropecuário, realiza oficinas de capacitação  em máquinas e implementos agrícola  e ainda  uma unidade de agroindustrializados para cursos práticos em panificação, derivados cárneos e lácteos.

 

O espaço também é equipado com alojamento, cozinha industrial, auditório, refeitório, anfiteatro, salas de treinamentos com capacidade para até para 150 pessoas. No mesmo espaço há o Parque ambiental Suely Marcondes Festugatto,  espaço com 67 hectares de mata nativa preservada e grande  biodiversidade

 

A SELEÇÃO

Os critérios que serão considerados para a classificação são: Beneficiário de Programas Federais + escolaridade e Médias escolares das disciplinas de Matemática, Português e Ciências, sendo utilizada a média aritmética dos quatro anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Os estudantes que ainda estão cursando o 9º ano, neste ano letivo de 2021, poderão realizar a inscrição utilizando as notas dos 1º e 2º trimestres, fazendo a média aritmética e inserindo-as no formulário de inscrição, sendo de responsabilidade do próprio candidato. Posteriormente será realizada a conferência dos selecionados para efetivação da matrícula.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

A divulgação da classificação dos selecionados será publicada em Edital específico, no site e nas mídias do NRE Cascavel, para a comprovação dos dados informados no ato da inscrição, a partir do dia 06 de dezembro/2021.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(Débora Damasceno/ Sou Agro com assessoria vereador Santello)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas