Pesquisadores auxiliam lavouras do RS com correção de acidez do solo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Pesquisadores auxiliam lavouras de inverno do RS com correção de acidez do solo. A Embrapa Trigo verificou o aumento de acidez no solo nos campos experimentais usados para o melhoramento de cereais de inverno. Uma parceria com a Stara, indústria de máquinas e implementos agrícolas, está viabilizando a correção da acidez dos solos na unidade da empresa, em Passo Fundo, RS.

A parceria da indústria ocorre para promover a melhoria dos solos nos campos experimentais com cereais de inverno. Atualmente, são 426 hectares com experimentos em Passo Fundo e Coxilha, no norte do Rio Grande do Sul.

 

De acordo com o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, o longo período de imobilização do solo, como uma das práticas preconizadas pelo sistema plantio direto, sem a frequência de calagem que era praticada no preparo convencional, acabou causando acidez do solo na camada inferior aos 10 centímetros de profundidade. “A correção da acidez, com a incorporação de calcário até 20 centímetros de profundidade, detectada aqui nos campos experimentais da Embrapa Trigo não é uma exceção, pois também se faz necessária em grande parte das lavouras gaúchas”, explica Denardin.

A parceria com a empresa iniciou no mês de outubro, com a correção da acidez do solo nas áreas destinadas ao melhoramento genético de trigo e cevada, mas deverá contemplar as diversas áreas de pesquisa da Embrapa Trigo ao longo das próximas três safras agrícolas.

 

O equipamento utilizado na parceria é o distribuidor de calcário Bruttus, modelo 12000, que garante a uniformidade de aplicação e precisão na distribuição de corretivos e fertilizantes. “A distribuição por gravidade reduz muito a ação do vento e permite que o produto seja depositado de maneira uniforme no solo, fazendo com que seu aproveitamento seja otimizado”, conta Thomas Liska, coordenador de Marketing de Produto da Stara, destacando que uma aplicação de qualidade contribui diretamente na construção do perfil do solo resultando em um crescimento adequado do sistema radicular das culturas, auxiliando para o aumento e sustentação das produtividades.

“A parceria com a Stara nos permitirá empregar tecnologias de agricultura de precisão, com apoio de equipe técnica especializada para realizar o trabalho. Sem dúvida, a qualidade na operação propiciada pela parceria vai refletir em melhores resultados de pesquisa, e quem ganha é o produtor que terá mais segurança para adotar as tecnologias no campo”, conclui Denardin.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Foto: Joseani Antunes

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas