Novembro começa com maior frio da história no PR; Oeste é uma das regiões mais geladas
#souagro| As previsões do tempo se concretizaram e o frio chegou com tudo no Sul do país. No Paraná por exemplo, este é o maior frio da história dos meses de novembro desde às instalações das estações meteorológicas no estado.
“Como essa massa de ar, ela ingressou pelo Paraguai e pelo norte da Argentina. Ou seja, uma massa de ar continental. O frio está sendo bastante rigoroso, tanto que em várias estações meteorológicas do Noroeste, do Oeste, do Sudoeste e do Centro Sul do Paraná, esta manhã de terça-feira está sendo a mais fria para o mês de novembro desde a instalação das estações do Simepar que ocorreu em 1997. Então, nos últimos 24, 25 anos, nunca tinha feito tanto frio no mês de novembro, em comparação a esse 1 de novembro de 2022”, disse Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
- Temporais: Oeste do PR ainda é uma das principais regiões sem luz nas áreas rurais
- Pesquisadores auxiliam lavouras do RS com correção de acidez do solo
Na tabela abaixo é possível observar a comparação deste primeiro de novembro com anos anteriores onde tivemos o dia mais frio em novembro. Em Cascavel por exemplo, nesta terça-feira o registro foi de 7,4 °C, o mais baixo até então havia sido em 2016 com 9,8°C.
Em Foz do Iguaçu, também no Oeste, a mínima nesta terça foi de 8,8°C, a mais baixa em novembro havia sido em 2005 com 10°C. E para os próximos dias o frio deve permanecer, nesta quarta-feira (2), o destaque ainda fica por conta do frio rigoroso sobre o Estado. Em vários setores paranaenses, as temperaturas mínimas ainda ficam abaixo dos 10 °C. No sudoeste e no sul há possibilidade até mesmo de geadas fracas. Entre o leste e o norte do Paraná o céu segue com muitas nuvens, com ocorrência de chuviscos ocasionais. No oeste e no sudoeste predomínio de sol, mas com muito frio. A tarde continua com temperaturas amenas.
- Pão francês está mais caro no PR; saiba o que o agro tem a ver com isso
- No Paraná, produtores de tomate têm como principal desafio o preço dos fertilizantes
“Após a passagem da frente fria, está nesse momento atuando em boa parte do Paraná a massa de ar polar. Essa massa de ar polar ingressou no estado pela pelo norte da Argentina, Paraguai e por isso a redução da temperatura. As temperaturas mais baixas no amanhecer desta terça feira ocorrem entre as regiões Oeste, Sudoeste e o Sul do Paraná”, detalha Samuel.
(Débora Damasceno/Sou Agro)
(Foto: reprodução)