codornas

Inusitado: codornas nascem dentro da caixa de ovos na prateleira do mercado

Débora Damasceno
Débora Damasceno
codornas

#souagro| Esta é daquelas histórias de que se não fosse filmada, algumas pessoas não acreditariam. Olha só, quatro codornas nasceram dentro da caixa na prateleira de um mercado onde ficava os ovos para venda na cidade de Campo Maior, no Piauí.

O fato aconteceu no fim do mês passado, mas só foi divulgado agora. Segundo as informações, o gerente e um funcionário ouviram o barulho vindo da prateleira e quando foram verificar se depararam com o nascimento das aves dentro da caixa de ovos. De acordo com ele, duas das aves morreram minutos depois. As outras foram entregues ao fornecedor dos ovos e morreram no dia seguinte.

 

VEJA O VÍDEO: 

Especialistas dizem que isto ocorreu por conta do calor de aproximadamente 37°C, causando a abertura dos ovos e o nascimento das codornas. Há dúvida sobre como ao invés dos ovos estragarem, as aves nasceram. A explicação técnica é que quando um ovo é fértil e está em umidade acima de 60% e temperaturas tão altas como 37°C, tudo fica propício para acelerar o nascimento das aves, ou seja, a eclosão dos ovos.

Essa questão da temperatura, pode acelerar ou diminuir a fecundação dos ovos. O período normal para o nascimento de codornas é de 17 dias. No caso do vídeo, os ovos já estariam com embriões e toda a situação climática gerou esse resultado. Lembrando que o consumo de um ovo fecundado pode ser feito, desde que mantido em locais climatizados que evitem o nascimento dos filhotes.

 

FISCALIZAÇÃO

Após toda repercussão do vídeo, a vigilância sanitária da cidade de Campo Maior vai fiscalizar o mercado para verificar às situações em que os ovos são armazenados.

(Débora Damasceno/Sou Agro – com Agências)

(Foto: reprodução)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas