Novo método permite produção de castanhas em pequena escala

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Um novo método permite a produção de castanhas em pequena escala. A castanha-da-amazônia, também conhecida como castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, é uma amêndoa bastante valorizada em diversos mercados e o aumento do interesse da indústria despertou também no produtor a possibilidade de aumentar a produção com o plantio da castanheira em consórcio com outras espécies ou enriquecendo os castanhais nativos. Os pesquisadores da Embrapa adaptaram um método de produção de mudas de castanheiras para atender esta demanda de plantio, além de melhorarem e recomendarem as técnicas já usadas.

A produção de mudas de castanheira em mini-estufas é um método ideal para áreas extrativistas onde a demanda é para atender apenas o produtor e seus vizinhos, e não há estruturas para viveiros florestais, além de ser uma prática de baixo custo. As mini-estufas são de fácil confecção e podem ser utilizados materiais disponíveis nas propriedades. “A produção de mudas de castanheira não é uma tarefa muito fácil, especialmente porque o processo é demorado e as mudas são desiguais. Este método que propusemos permite o desenvolvimento vegetativo mais rápido, resulta em mudas mais uniformes e proporciona lotes de mudas com melhor qualidade”, afirma Lúcia Wadt, pesquisadora da Embrapa.

 

Atualmente, o método tradicional para produção de mudas da castanheira é via sementes, em uma estrutura de viveiro florestal, o que torna a atividade mais cara. Com base em uma experiência do Instituto de Investigaciones de la Amazonia Peruana (IIAP) pesquisadores da Embrapa adaptaram o método de produção de mudas de castanheiras em pequena escala e a baixo custo.

Propagação vegetativa

Além da produção de mudas por sementes, que pode ser feita de forma tradicional ou usando as mini-estufas, a Embrapa tem avançado nas pesquisas com a propagação vegetativa da castanheira, realizada por enxertia. A técnica já definida para a castanheira gera precocidade na produção de frutos, mas também pode ser utilizada para o plantio de plantas selecionadas.

 

“Isso é especialmente importante porque uma árvore de castanheira precisa de outra geneticamente compatível para produzir uma boa safra de frutos. Estudos da Rede Kamukaia demonstram que uma quantidade significativa de castanheiras, em floresta nativa, não produzem frutos ou produzem muito pouco. Isso sugere que um plantio de castanheiras sem conhecer a origem das mudas pode resultar em um castanhal pouco produtivo” diz Lúcia.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas