Custo de produção da mandioca é atualizado no MS
O custo de produção da mandioca foi atualizado no Mato Grosso do Sul. Técnicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) fizeram um painel virtual para atualização do custo de produção de mandioca em Ivinhema, noMato Grosso do Sul.
Na ocasião, foram levantados todos os custos envolvidos na produção da raiz, desde o preparo do solo, passando pelo plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e comercialização. Foram incluídos também a adubação, manivas, fertilizantes, produtos fitossanitários, máquinas, implementos, mão de obra e impostos cobrados na comercialização da produção.
- Conheça produto para setor pecuário que garante eficácia contra parasitas
- FAO emite alerta sobre aumento nos casos de gripe aviária; Brasil permanece livre da doença
O painel virtual contou com a presença de participantes dos municípios que apresentam características semelhantes de solo, relevo e clima, além de especialistas que atuam no setor comercial e planejamento agropecuário.
De acordo com a metodologia do cálculo dos custos de produção utilizada pela Companhia, os pacotes tecnológicos devem ser revisados a cada três anos para verificar os sistemas de produção, adoção de novas tecnologias e produtos aplicados.
- Oeste do Paraná é primeiro lugar nacional em rebanho de suínos e produção de tilápias
- Eleições Paraná: saiba as propostas do agro do candidato a governador Ricardo Gomyde
O custo de produção é um importante parâmetro para a formulação dos preços mínimos, sendo os valores dos componentes do pacote atualizados anualmente no Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro).
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Conab)