Conheça tecnologia da Nasa que pode ser usada para avaliar fertilidade do solo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Uma tecnologia usada pela Nasa (Agência Espacial Norte Americana) nos robôs para exploração de informações do solo em Marte, a técnica LIBS, acaba de receber mais um reconhecimento internacional, com impacto direto para os agricultores brasileiros.

A Embrapa Instrumentação e a empresa Agrorobótica (ambas localizadas em São Carlos – SP), que desde 2016 mantêm um convênio de cooperação técnica para o uso da tecnologia na avaliação dos solos, participaram de uma consulta pública com a Verra, que é referência mundial em certificação de créditos de carbono e que fez uma revisão em toda a metodologia de certificação.

 

Essa inovação tecnológica permitiu medir  em larga escala do carbono dos solos , textura e pH de forma rápida, econômica e precisa, sem gerar resíduos. Além disso, a certificação internacional também pode impulsionar a adoção da tecnologia em novos projetos em um dos grandes temas de pesquisa corporativos, o carbono.

A plataforma vai permitir ainda, simultaneamente, avaliar a fertilidade do solo e proporcionar recomendações agronômicas sustentáveis com o objetivo da melhorar a produtividade e contribuir para a segurança alimentar. A geração e comercialização de créditos de carbono em áreas agrícolas brasileiras certificadas internacionalmente deve impactar o País, tanto financeiramente quanto ambientalmente.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Imagem cedida pela Agrorobótica

 

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas