Com 19% das áreas colhidas, produtor espera o sol para tirar o trigo do campo
Com 19% das áreas do Paraná colhidas, o produtor espera o sol para tirar o trigo do campo. A colheita avançou, mas não muito, por conta do volume de chuva em todo o estado nos últimos dias.
Agora, a perspectiva é de que com sol o trabalho continue nas lavouras. Os dados são do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) divulgados nesta terça-feira (13) com atualização do plantio e da colheita das lavouras do Paraná.
- Unidades que armazenam soja e milho para exportação serão fiscalizadas
- Vereador é preso acusado de furtar gado em fazenda
78% do trigo estão em boas condições, 19% em médias condições e 3% em condições ruins. 37% está em fase de maturação, 38% em frutificação, 16% em floração e 9% em desenvolvimento vegetativo.
Na regional de Cascavel do Deral, 20% das lavouras de trigo estão colhidas. “A maioria do trigo das lavouras está em fase de maturação, com risco de perda na qualidade em função da umidade. Aproximadamente 25% estão sujeitos ao risco de doenças”, explica a economista Jovir Esser.
- Cães farejadores são grandes aliados na fiscalização de produtos agropecuários ilegais
- Período do plantio da soja será menor no MT; produtores rurais repudiam decisão
Outras culturas
A colheita do milho segunda safra chegou a 97% com 69% em boas condições, 26% em médias condições e 5% em condições ruins. No caso do café a colheita chegou a 99% e a da batata 97%
Quanto ao plantio 1ª safra de 2022/2023, o milho está em 32%, feijão em 18% e batata 1ª safra 70%.
Confira o boletim completo:
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Deral)