Rastreio de frutas e hortaliças garante segurança e beneficia produtores

Compartilhar

#souagro| Os avanços do rastreio em cada nível da cadeia de comercialização de frutas e hortaliças desde a Instrução Normativa são bem positivos. A pesquisa da equipe de Hortifruti do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) conclui que, mais do que uma adequação, os procedimentos de controle para a rastreabilidade, com informações desde a origem até o consumidor, atuam como ferramenta de gestão, beneficiando os negócios.

No entanto, de acordo com a pesquisa inédita realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o tema, com resultados preliminares compartilhados com aHortifruti Brasil, muitos produtores ainda não têm todos os registros definidos da rastreabilidade ou mesmo desconhecem o conceito.

 

Apesar de a implantação da rastreabilidade ter aumentado os custos de produção de muitos participantes da pesquisa, a grande maioria também considera a rastreabilidade positiva para a sua produção/comercialização. Assim, os procedimentos exigidos pela normativa vão além da adequação, funcionando como uma ferramenta de gestão na lavoura.

Para avançar, é muito importante a divulgação mais ampla da norma, já que aqueles que participaram da pesquisa e que ainda não implementaram a rastreabilidade não sabiam de sua obrigatoriedade. Outros pontos importantes são a ampliação dos registros de defensivos agrícolas, principalmente para o grupo das minor crops, e a fiscalização na ponta compradora, pois nem todo adquirente exige a rastreabilidade.

 

Leia a análise completa AQUI.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Cepea)

 

(Foto:  Envato

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.