Apesar da geada, trigo se mantém em boa qualidade nas lavouras do Paraná
#souagro| Apesar da geada registrada em algumas regiões do Paraná nas últimas semanas deste mês e do frio intenso, a qualidade do trigo se mantém nas lavouras do Paraná.
O boletim divulgado pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) nesta terça-feira (30) mostra que 78% do trigo na lavoura estão em boas condições no estado. Apenas 19% estão em médias condições e 3% em condição ruim. Apesar de uma avaliação de boa qualidade na lavoura, não há informação específica de perda pelo menos por enquanto, o que deve ocorrer apenas na colheita dos grãos.
- Justiça condena acusados de importar defensivos agrícolas ilegais
- Quadrilha mantinha grande esquema para entrada ilegal de vinhos argentinos no Brasil
A colheita do trigo já chegou a 5%. 17% estão em desenvolvimento vegetativo, 19% em floração, 37% em frutificação e 27% em maturação.
Outras culturas
A colheita do milho chegou a 84% no Paraná com 66% da safra em boas condições. A cevada está com 71% da safra em fase de desenvolvimento vegetativo. Já o café está com 95% das áreas colhidos, 71% em boas condições. A colheita da batata segunda safra também avançou e está em 96%.
- Oeste do Paraná terá mais uma edição do Congresso Internacional de Ciências Agrárias
- Copel vai retirar postes das lavouras para trazer mais segurança ao produtor rural; saiba como
Já tem plantio de feijão e de milho primeira safra de 2022/23: em 4% e 7% respectivamente. Além do plantio da batata primeira safra, que está em 19%.
Fonte: Deral