Agricultura familiar é destaque em feira internacional

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| A Agricultura Familiar é destaque em feira internacional. A 45ª Expointer recebeu no último fim de semana um público de 154,2 mil pessoas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul.

O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos mais visitados, é fruto da parceria entre o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr/ RS) e outras entidades do setor, tornou-se a principal ação comercial do Ministério voltada a este público no país.

 

Neste ano, o pavilhão reúne 337 expositores de 166 municípios. Além do Rio Grande do Sul, estão presentes empreendimentos de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. São dez expositores a mais do que em 2019, último ano da feira antes da pandemia, quando 327 expositores participaram da feira. Os jovens comandam 95 destes empreendimentos e as mulheres estão na liderança de 66. A área de orgânicos do pavilhão terá 21 empreendimentos.

De acordo com dados da Emater/ RS, as vendas no PAF aumentaram 278% em relação ao primeiro dia do ano passado. No comparativo ao primeiro dia da feira de 2019, houve um acréscimo de 72,16%.

 

Os visitantes poderão experimentar produtos tradicionais da agricultura familiar como queijos, salames, melado, geleias, compotas, mel, vinhos, espumantes, cachaças e panificados como pães e cucas. O espaço contará também com quatro cozinhas que oferecerão pratos com produtos oriundos das agroindústrias familiares.

O espaço contará também com quatro cozinhas que oferecerão pratos com produtos oriundos das agroindústrias familiares. Além do Rio Grande do Sul, quatro agroindústrias dos estados de Minas Gerais, uma de Santa Catarina e uma do Rio de Janeiro participam no pavilhão.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas