Veja novidades em melhoramento genético da raça Girolando

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O programa de Melhoramento da Raça Girolando lançou, neste mês, o mais recente sumário de touros com base no resultado do teste de progênie. O documento sobre melhoramento genético incorpora ao programa 15 novas características que ajudam produtores a escolher a melhor opção para o progresso genético dos rebanhos.

Entre as novidades em melhoramento genético, está a tolerância ao estresse térmico, o que torna a raça Girolando a única no País a contar com essa característica.

O novo sumário, que apresenta a lista dos touros com a melhor genética da raça, incorpora os seguintes itens: índice de produção; índice de persistência na lactação; índice de reprodução: período de gestação; índice de facilidade de parto: peso ao nascer; composto do sistema mamário: inserção de úbere anterior, altura de úbere anterior, largura de úbere posterior, ligamento central, comprimento de tetos e colocação de tetos; Composto de sistema locomotor: pernas vistas por trás, pernas vista lateral, ângulo de casco e membros anteriores.

 

Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o sumário tem como objetivo facilitar a tomada de decisão dos criadores. Para o pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva, entre as características inéditas de maior destaque está o Índice de eficiência tropical. “O estresse térmico em bovinos é um importante problema em países tropicais como o Brasil, que afeta principalmente bovinos de alta produção, reduzindo sua eficiência”, afirma Marcos Vinícius.

O pesquisador também chama a atenção para o Índices de persistência da lactação (ligada ao volume de produção de leite) e a facilidade de parto, que permitirá aos criadores optar por um reprodutor que gere bezerros menores, utilizando novilhas como matrizes. Em relação às demais características adicionadas, Marcos Vinícius ressalta a persistência na lactação – um caráter diretamente ligado ao volume de produção de leite.

 

A raça Girolando vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional, tornando-se, desta forma, a preferida para produção de leite nas regiões tropicais. No Brasil, a raça possui grande aceitação e cerca de 80% do leite produzido no país provêm de animais Girolando, sendo capazes de manter bom nível de produção em diferentes sistemas de manejo e de condições climáticas.

(Tatiane Bertolino – Sou Agro – com Embrapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas