tomate

Veja dicas para vencer a resistência da traça dos tomateiros

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
tomate

#souagro| A traça do tomateiro, conhecida como Tuta Absoluta) é considerada a mais perigosa pelas perdas que causa e por sua distribuição no mundo. Essa praga ataca não somente as partes vegetativas do tomateiro, mas também os frutos, o que exige um cuidado constante por parte do produtor.

Desde 1980 que a praga apresenta cada vez mais dificuldades aos produtores no seu controle. E o pior é que ela tem facilidade em desenvolver resistência aos inseticidas.

Assim, é muito importante que outras táticas de controle e de manejo de resistência sejam desenvolvidas.

 

A traça do tomateiro é um inseto que apresenta desenvolvimento completo e que completa seu ciclo em cerca de 30 dias. É uma praga que ocorre desde o viveiro de mudas até a colheita.

No Brasil, ela é um problema da tomaticultura, porém em outros países ela ocorre em outras culturas como batata e berinjela.

A fase da praga que causa estragos na planta é a larval, o que leva a perdas diretas da produção. No entanto, a fase adulta é igualmente importante porque é responsável pela reprodução e dispersão da praga. Populações de pragas são em geral reguladas naturalmente por fatores bióticos (predadores, parasitoides e doenças) e abióticos (fatores climáticos). A precipitação pluviométrica tem papel importante na redução das infestações de traça do tomateiro por eliminar principalmente ovos e larvas. Embora seja um inseto exótico, a traça do tomateiro tem encontrado no Brasil inúmeros inimigos naturais que têm desempenhado papel importante na regulação .

 

A manutenção da área de cultivo livre de ervas daninhas, particularmente as hospedeiras, é uma medida importante para diminuição das infestações. No entanto,  a preservação de áreas adjacentes é uma medida interessante não somente para preservação de genótipos suscetíveis da traça do tomateiro, mas também para preservação de inimigos naturais.

O produtor precisa incluir, também, no seu manejo, o uso de feromônio para monitoramento da população de adultos, idealmente alguns dias antes do transplantio. Desta forma, ele terá ideia se a população está alta, o que poderá traduzir em alta quantidade de ovos. O monitoramento de ovos é importante porque, em cerca de 4-5 dias, larvas vão penetrar nas folhas. Este momento é crucial para o controle da praga. Após penetrarem nas folhas, o controle torna-se mais difícil. Seja qual for o produto larvicida aplicado, este será mais efetivo no momento da penetração da larva.

 

O uso de controle biológico aplicado, em particular com Trichogramma pretiosum, deve ser recomendado durante o monitoramento de adultos e ovos.

A resistência da traça do tomateiro é um grande problema. Esta espécie tem desenvolvido resistência a praticamente todos os grupos químicos de pesticidas registrados para seu controle.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas