Saiba como evitar tétano em equinos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O tétano é uma doença infecciona que atinge animais domésticos e tem maior ocorrência em equinos, com taxa de mortalidade que pode chegar a 80% na espécie.

O tétano está associado a práticas de manejo inadequadas e à higiene precária de instalações e utensílios, que também facilitam a contaminação dos animais pelo Clostridium tetani, micro-organismo causador da doença. Ela pode estar associada, também, a infecções de feridas cutâneas, pós-operatórias, uterinas ou umbilicais.

O problema é bastante comum em equinos. Julho é a época de início de nascimento de potros e por isso é necessário que os criadores iniciem a vacinação imediatamente após o terceiro mês de vida dos animais.

 

Quando estão com a doença, os equinos apresentam rigidez de membros, cansaço e dificuldade de apreensão dos alimentos, além da mastigação e da deglutição. Em casos mais graves da doença, os animais não conseguem comer e ficam com rigidez no pescoço. Nestes casos, a morte ocorre por asfixia depois da paralisia dos músculos respiratórios do equino.

A doença não costuma responder bem ao tratamento e por isso a melhor forma de prevenção é a vacina, além da profilaxia, com adoção de medidas sanitárias no manejo dos animais.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas