Foto: Envato

Por conta da guerra, toneladas de grãos estão sendo perdidas com falta de armazenamento

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| A guerra entre Rússia e Ucrânia que já se estende há meses, reflete diretamente na distribuição de alimentos. Para se ter uma ideia, mais de 60 milhões de toneladas da última safra de grãos estão sem armazenamento na Ucrânia.

Isso ocorre por conta que os portos estão fechados e com isso, só foi possível escoar 5 mil toneladas de grãos, ou seja, sem local para guardar a produção corretamente, mais de 22 mil toneladas dos produtos estão se deteriorando, o que gera preocupação.

 

A queda na produção foi de mais de 45%, mesmo assim, não há onde armazenar o estoque existente. O período de colheita se estende pelo menos até setembro.

Preocupação alimentar

Aproximadamente metade do estoque do Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) depende da Ucrânia. A situação fica ainda mais complicada, poisa Índia, outro grande produtor de grãos, está atravessando um período de seca extrema que comprometeu a colheita deste ano.

 

Bombardeios

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia que fica no nordeste do país, foi novamente atingida por mísseis de forças russas. Um dos projéteis atingiu um prédio, de onde foi resgatada uma mulher com cerca de 70 anos. No centro da cidade, pelo menos três pessoas morreram e 28 ficaram feridas.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Agências)

 

(Foto: Envato)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas