morangos

“Não é porque estou numa cadeira de rodas que tenho que me acomodar”, diz produtora de morangos

Débora Damasceno
Débora Damasceno
morangos

#souagro| Maria das graças tem uma condição física de paraplegia há mais de 10 anos, após dois derrames e um infarto. Mas isso não impediu que ela continuasse trabalhando e inclusive, Maria escolheu o agro para investir. Há cinco anos, decidiu começar o cultivo de morangos.

“Não é porque hoje eu estou numa cadeira de rodas que eu tenho que me acomodar. Por isso, vou aproveitando enquanto eu posso”, disse Maria que mora em Brazlândia, Distrito Federal.

 

Para atuar na produção, a agricultora conta com o apoio do marido Geraldo Firme dos Santos. O casal divide as tarefas e juntos, eles tiram o sustento da família e o cuidado com a saúde a partir da agricultura.

Enquanto Maria das Graças é responsável pelo padrão de qualidade dos morangos; embalagem dos frutos e gerenciamento da propriedade, Geraldo cuida do manejo na lavoura, plantio e colheita.

 

Tudo feito sob o olhar atento de Maria, que acompanha o desenvolvimento dos frutos. “O consumidor tem que receber um produto de primeira qualidade”, comenta.

Na última safra, foram mais de 60.000 mudas. Para obter excelente resultados, o casal conta com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

morangos

O técnico de campo Francisco Célio visita mensalmente a propriedade e propôs alguns ajustes que melhoraram a produtividade. “Foram algumas orientações no manejo hídrico, aplicação de defensivos e especialmente na mudança da escolha das variedades mais adequadas para a região”, destacou Célio.

(Débora Damasceno/Sou Agro com CNA)

 

(Fotos: CNA)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas