Mapa publica zoneamento agrícola para a soja

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
#souagro| O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou no Diário Oficial da União o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da soja.
O zoneamento pretende reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e também o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática da soja.
A temperatura do ar e a precipitação pluvial são os elementos climáticos que mais influenciam na produção de soja. A época de semeadura é um dos fatores que mais influenciam o rendimento da cultura da soja. Ou seja, é ela quem determina a exposição da cultura à variação dos fatores climáticos limitantes. Assim, semeaduras em épocas inadequadas podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento das plantas e aumentar as perdas na colheita.

Para a prevenção e o controle da ferrugem asiática, devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, que são definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa.

O estudo realizado levou em consideração para indicação das janelas de semeadura. A portaria publicada estabelece os calendários de semeadura da soja referente à safra 2022/2023.

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

 

O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

Foto: Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas