Mapa emite alerta para doença incurável da bananeira; saiba qual é

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) emitiu alerta para que as superintendências federais nos estados reforcem o alerta para um doença incurável da bananeira. Ela ainda não chegou ao Brasil, mas teve casos confirmados na Colômbia em 2019 e no Peru, em 2020.

Trata-se da Fusarise raça 4 tropical da bananeira. Segundo o Mapa, surgiram relatos de eventual dispersão da praga para outras regiões peruanas, assim como suspeitas de ocorrência em outros países latinos que fazem fronteira com o Brasil.

São Paulo tem a maior região produtora de banana do País, o Vale do Ribeira. E, por conta disso, ações de monitoramento e de prevenção foram realizadas no primeiro semestre.

 

Por conta do novo alerta emitido em maio deste ano, a Superintendência Federal de Agricultura decidiu prorrogar o monitoramento e reforçar as ações preventivas.

A doença atinge a planta por meio do solo infectado e mudas contaminadas, além de implementos agrícolas e instrumentos de poda infectados. Ao penetrar na planta, a praga entope os vasos que conduzem a seiva, impedindo o movimento de nutrientes e água.

A doença já se espalhou pela Indonésia (1990), China (1996), Filipinas (2008), África (2013), Austrália (2015) e América. Em 2015 a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – emitiu alerta internacional para tentar conter o avanço da fusariose.

 

Programação

De 5 a 8 de julho, estão sendo feitas coletas na região de Riolândia, Santo Antônio do Aracanguá, Getulina, Novo Horizonte e Colina. A ideia é intensificar os levantamentos, partindo de áreas ainda não visitadas até regiões onde já foi feito o monitoramento anteriormente, como o Vale do Ribeira e o Planalto Paulista. Esse levantamento vai ser realizado em todos os municípios que produzem a banana de forma comercial.

Também nesse segundo semestre, a SFA-SP vai promover palestras voltadas a produtores rurais. Para isso, precisará envolver cooperativas, associações e sindicatos rurais. Essas ações de orientação devem ocorrer nas regiões de Fernandópolis, Jales, Andradina, Assis, Avaré, São Bento do Sapucaí e Vale do Ribeira.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas