Livro trará a “radiografia” do feijão e da mandioca no PR
#souagro| Uma equipe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou um levantamento que vai trazer a radiografia do feijão e da mandioca no Paraná.
O levantamento trará dados que vão contar a história do feijão e da mandioca. Dois produtos que, com o arroz, farão parte de um novo livro da coleção Dinâmica Territorial da Produção Agropecuária.
A primeira reunião foi com técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
- Consórcio de milho com capim colonião reduz plantas daninhas em até 70%
- Brasil terá o primeiro açúcar mascavo rastreado por sistema inovador
“Temos segurança de usar as informações produzidas pelo Deral porque sabemos como é feito o levantamento”, disse o supervisor de Agropecuária do IBGE no Paraná, Jorge Mryczka. Segundo ele, o Estado será o principal palco de pesquisas para o livro em razão da liderança nacional na produção de feijão e pela vice-liderança em mandioca, além de manter um dos principais polos de fecularias do País.
Segundo Marcelo Araujo, um dos servidores que estarão a campo para a coleta de informações, o objetivo é fazer uma radiografia completa de cada um dos produtos, contando, entre outros detalhes, a história dele como alimento, como se desenvolveu nas várias regiões brasileiras, como é cultivado, de que forma se constitui a mão de obra, de que maneira e onde é consumido, quais subprodutos são extraídos, a destinação e o que será da cultura no futuro. “A intenção é mostrar de onde veio, como é feito e para onde vai”, disse.
- Bolsonaro: “Brasil será autossuficiente na produção de trigo”
- Paraná mantém estimativa de safra recorde
Os servidores do IBGE coletarão dados em bibliotecas e universidades e farão incursões nos campos paranaenses e de outros Estados para descrever a cultura e contar histórias de agricultores que com elas convivem.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agência Estadual de Notícias)