Com mais de 4 kg, saiba de onde é a manga mais pesada do mundo

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A manga mais pesada do mundo tem nada mais nada menos que 4,25 kg. A fruta gigante foi encontrada em Guayatá, Colômbia, na fazenda San Martín, localizada no Departamento de Boyacá. O casal de fazendeiros colombianos Germán Orlando Novoa Barrera e Reina Maria Marroquín, que cultivou a manga mais pesada do mundo que foi certificada com um título do Guinness World Records. O título do recorde anterior era de uma manga encontrada nas Filipinas em 2009, que pesava 3,435 quilos.

manga
Manga mais pesada do mundo perto de frutas do tamanho comum- Foto: Guinness World Records

 

 

Germán e Reina começaram a perceber que a fruta estava crescendo muito e eles podiam ver a diferença em relação às outras mangas da árvore. Quando eles colheram a fruta gigante e se deram conta do real peso e tamanho dela, a filha do casal a Dabegy, teve a grande ideia de pesquisar se havia algum título de recorde relacionado à categoria e descobriram que a manga que tinham em casa era a mais pesada do mundo.

“Nossa mensagem com este título de recorde de Guinness World Records é mostrar ao mundo que na Colômbia somos pessoas humildes e trabalhadoras que amam o campo, e que a terra que é cultivada com amor produz grandes frutos. Além disso, isto representa, em tempos de pandemia, uma mensagem de esperança e alegria para o nosso povo”. Germán mencionou.
manga
Manga mais pesada do mundo – Foto: Guinness World Records

A manga é um fruto de origem asiática e é colhida em lugares tropicais. Em Guayatá é cultivada em pequena escala, pode-se dizer que é apenas para consumo familiar. Guayatá, é um município agrícola e suas principais atrações gastronômicas são o café, mogollas e arepas.

Conseguir um título oficial do Guinness World Records, certificando que a história mundial estava sendo feita em Guayatá, foi um dos desafios mais importantes para a família.

“É um prêmio e um reconhecimento do esforço e da dedicação ao campo dos Guayatunos, e deste amor pela natureza que herdamos dos nossos pais. Além disso, é o segundo recorde do Guinness para o município, pois em 2014 batemos o recorde para o maior tapete de pétalas de flores, com 3.199 metros quadrados”, comentou Germán.

Várias pessoas do local e turistas visitaram a fazenda para tirar fotos com a manga mais pesada do mundo.  A fruta foi saboreada pela família. “Era muito deliciosa e saudável, mas antes de comê-la fizemos um molde para criar uma réplica e o doamos ao município para ficar gravada na história”, finalizou Germán.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Guinness World Records)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas