geada

Semana começa com geada em várias cidades do Sul

Débora Damasceno
Débora Damasceno
geada

#souagro| Como já era previsto, a semana começou gelada nos três estados do Sul do país e o frio que chegou mais intenso durante o fim de semana, se estende por mais alguns dias. No Paraná por exemplo, várias cidades registraram geada e temperaturas abaixo de zero, com destaque para General Carneiro que chegou a -3,8°C, sendo a mais baixa do estado. Guarapuava chegou a -1°C, União da Vitória a -0,8°C, já Lapa e Ponta Grossa registraram – 0,6°C e as sensações térmicas ficaram ainda mais baixas.

No mapa abaixo é possível observar que as baixas temperaturas foram registradas em todo estado. Segundo o Simepar ” Pelas temperaturas estima-se que nos locais em que a temperatura ficou abaixo de 3°C pode ter tido geada”, segundo o Instituto.

Segundo o Simepar, foi o dia mais frio do ano nas seguintes estações meteorológicas do Simepar: Santa Helena, Toledo, Palotina, Campo Mourão, União da Vitória, Telêmaco Borba, Cerro Azul, Lapa, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Antonina e Guaraqueçaba.

geada
Mapa com as temperaturas mínimas 13/06 – Fonte: Simepar

Moradores de várias cidades paranaenses registraram a chegada da geada nesta segunda-feira (13).

geada
Geada em Palotina – Foto: reprodução redes sociais
Geada em General Carneiro – Foto: Ivaldo Mochnacz
geada
Geada em Castro- Foto: Antena Sul FM

A previsão do tempo para o Paraná indica que, nesta terça-feira (14), o ar frio segue atuando no estado. O amanhecer será novamente com temperaturas baixas (abaixo dos 10°C) na maioria das cidades. Especialmente entre o sudoeste, sul e a região central ainda há condição para gear. Em parte dos Campos Gerais e no leste (RMC e litoral) presença de nebulosidade durante boa parte do dia (sol deve aparecer entre nuvens), com garoa nas praias. No interior (oeste e noroeste paranaense) esquenta um pouco mais à tarde.

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina também teve registro de geadas e temperaturas negativas. O destaque ficou para Urupema, na Serra catarinense, onde os termômetros registraram -4,71°C. Em Urubici, cidade que fica na mesmo região, a mínima chegou a -3,14°C. Em Guatambu e Chapecó, no Oeste catarinense, a geada foi registrada pelos moradores.

Geada em Chapecó e Guatambu – Foto: Junior Volpato e Piter Shouer
Geada em Chapecó e Guatambu – Foto: Junior Volpato e Piter Shouer
Geada em Chapecó e Guatambu – Foto: Junior Volpato e Piter Shouer
Geada em Chapecó e Guatambu – Foto: Junior Volpato e Piter Shouer

Para terça-feira (14) a previsão do tempo indica que o frio continua e ainda há chance de gear em Santa Catarina.

RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, a semana também começou gelada com baixas temperaturas e registros de geadas. O destaque de baixas temperaturas ficou. Em Bagé fez 3ºC, em Frederico Westphalen fez 2,8°C e em Serafina Corrêa fez 0,2ºC e em Quaraí 0,3°C. A massa de ar polar que predomina no estado deve começar a perder intensidade na quinta-feira (16).

Geada no RS – Foto: Zair Ricardo Zago
Geada no RS – Foto: Zair Ricardo Zago
Geada no RS – Foto: Zair Ricardo Zago

 

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas