Saiba o segredo para alta produtividade na recria de aves de postura

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Além das tecnologias estão a qualidade de nutrição e o cuidado com aves de postura. Nem excesso, nem falta, deve haver um equilíbrio na dieta para um bom desenvolvimento, evitando danos e, por consequência, ter alta produtividade na recria.

A fase de recria é considerada o período mais crítico do ciclo de vida das aves de postura, pois é quando ocorre o desenvolvimento fisiológico, dos órgãos internos, do sistema imunológico e do trato reprodutivo. “As vacinações, o processo de debicagem e seleções interferem diretamente no consumo de ração e, consequentemente, no ganho de peso diário das aves. Por isso, o monitoramento do peso corporal torna-se a principal ferramenta para tomar decisões relacionadas ao manejo e à nutrição”, explica o zootecnista Rogério Marcos Junior.

 

 

No caso das poedeiras, nutrientes em excesso na ração ou, principalmente, a falta deles, impacta negativamente a qualidade dos ovos e o volume de produção. “O desequilíbrio nutricional é grave, prejudica as aves e, dependendo do caso, pode levar tempo para voltar ao normal, mesmo depois de feitas as devidas correções no manejo. Por isso, é essencial o acompanhamento contínuo dos índices produtivos para mantermos o melhor desempenho zootécnico das aves”, complementa.

Outros fatores impactam a lucratividade das granjas. No caso da avicultura de postura, é essencial avaliar a qualidade das matérias-primas, como milho, farelo de soja, farinha de carne e calcário e os níveis nutricionais, como vitamínicos e minerais, além dos aminoácidos. A qualidade desses ingredientes impacta diretamente nas exigências nutricionais das aves e, consequentemente, na produtividade do plantel.

“Lote de aves saudáveis proporcionam maior garantia da produção de ovos em maior quantidade e por mais tempo. Por isso, uma dica valiosa é adotar rotinas de monitoramento de índices e investir em protocolos de biosseguridade, além de ter equipe bem treinada para realização dos manejos na granja”, informa o zootecnista.

Na prática, cada nutriente tem sua função e exigência específica na dieta. Dentre eles, os mais relevantes para a vitalidade das aves são os energéticos e os proteicos, que têm relação direta com a produção e a qualidade dos ovos.

 

(Ageiél Machado com assessoria)

 

 

(Foto: pexels)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas