Preço do leite será tema de debate no Oeste paranaense

Compartilhar

#souagro| Nesta quarta-feira (11) o Conseleite- PR estará no Oeste paranaense para debater o método utilizado para o levantamento mensal que resulta na divulgação do valor de referência para o leite. O encontro será em Toledo e a ideia é justamente que os produtores possam tirar as dúvidas sobre a metodologia.

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Leite de Toledo e Região, Edson Schmidt reforça o convite aos produtores e ressalta a importância deste encontro: “É um momento único onde produtores vão poder tirar dúvidas a respeito do mecanismo, da dinâmica que é usada na formatação de preço do leite no estado do Paraná. Então mais uma vez reforço, é um momento interessante, um momento importante para que os produtores consigam tirar suas dúvidas a respeito da formatação do preço do leite”, detalha Edson.

ASSISTA O VÍDEO:

A rodada de seminários pelo Paraná começou no último dia 6 em Francisco Beltrão, no Sudoeste. Hoje (10) o encontro foi em Missal e Marechal Cândido Rondon. Amanhã além de Toledo, o seminário também será realizado em Umuarama no Noroeste.

Em cada local, haverá a presença de representantes das agroindústrias, dos produtores rurais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu a metodologia de cálculos. Mensalmente, são coletados dados junto a diversas instituições públicas e privadas para chegar aos números que compõem o valor de referência para o leite. Nos seminários, serão detalhadas as etapas e como funciona o método, com oportunidade aos participantes de tirarem suas dúvidas.

 

leite
Convite do encontro em Toledo

 

O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi, lembra que os eventos ocorrerão conforme demanda dos municípios. “Não se trata de um evento imposto. A rodada de seminários é por demanda do próprio setor produtivo”, destaca o dirigente. “O Conseleite, em seus quase 20 anos de história, sempre teve a transparência com sua marca. É natural que ao longo do tempo seja necessário reforçar questões de metodologia e funcionamento da entidade”, complementa.

Conseleite

O Conseleite-Paraná foi criado em 29 de outubro de 2002 e é classificado, desde sua ata de fundação, como associação civil, com estatuto e regulamentos próprios. Compõem a instituição representantes de produtores rurais de leite (FAEP) e de indústrias (Sindileite-PR) de laticínios que processam a matéria-prima (leite). Fazem parte do conselho o mesmo número de representantes de ambos os lados, fazendo dele uma organização paritária.

O objetivo do Conseleite-PR é estabelecer relações justas entre produtores rurais e indústrias, reduzindo conflitos que se estabeleceram entre as partes com a desregulamentação do setor na década de 1990. As alternativas encontradas em debates transparentes e democráticos têm contribuído de forma significativa para favorecer o desenvolvimento sustentável tanto na produção de leite como de seus derivados, além de promover melhorias contínuas de qualidade na cadeia produtiva como um todo.

(Débora Damasceno/Sou Agro – com FAEP)

 

(Foto: reprodução internet)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.