Alerta: bactérias podem atacar lavouras afetadas por tempestade

Compartilhar

#souagro | A tempestade que aconteceu no dia 22 de abril, afetou parte da produção de milho, no Oeste do Paraná. Dezenas de produtores rurais tiveram prejuízos, além de barracões e residências destruídas, alguns perderam até 100% da safra. Foram aproximadamente 28 mil hectares afetados. De acordo com o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), o temporal deixou prejuízos econômicos, que ultrapassam os R$ 100 milhões.

Quem perdeu a safra precisa já pensar em nova cultura para substituição. Como afirma o especialista e supervisor agronômico da C.Vale, Enoir Pellizzaro. Segundo ele, os produtores que perderam lavouras pelos temporais, têm até junho para o plantio do trigo caso queiram optar por essa cultura em substituição ao milho safrinha.

 

 

Pellizzaro ainda comenta que o mais indicado é fazer o plantio até 15 de maio. Ele alerta sobre a necessidade de o produtor aguardar a liberação da área pelas empresas seguradoras. “A primeira quinzena de maio seria o melhor momento para os plantios do trigo. Geneticamente tem algumas opções de trigo que crescem extremamente rápidos, que até dá para atrasar um pouco o plantio. Mas existem os trigos tradicionais, que são sim da primeira quinzena”, explica.

Além disso, os produtores de milho devem monitorar o ataque de pragas e doenças. Pellizzarro alerta para o surgimento de bactérias que podem aproveitar os danos em lavouras parcialmente prejudicadas pelo temporal do dia 22 de abril. “É importante que o produtor avalie o potencial que ainda existe, tente também amenizar mais prejuízos que poderão vir, principalmente por parte das bactérias, as quais aproveitam as feridas ocasionadas nas plantas”, comenta.

 

Assista a reportagem e saiba mais:

 

 

(Reportagem: Ageiél Machado)

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.