tempestade

Alerta: bactérias podem atacar lavouras afetadas por tempestade

Ageiel Machado
Ageiel Machado
tempestade

#souagro | A tempestade que aconteceu no dia 22 de abril, afetou parte da produção de milho, no Oeste do Paraná. Dezenas de produtores rurais tiveram prejuízos, além de barracões e residências destruídas, alguns perderam até 100% da safra. Foram aproximadamente 28 mil hectares afetados. De acordo com o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), o temporal deixou prejuízos econômicos, que ultrapassam os R$ 100 milhões.

Quem perdeu a safra precisa já pensar em nova cultura para substituição. Como afirma o especialista e supervisor agronômico da C.Vale, Enoir Pellizzaro. Segundo ele, os produtores que perderam lavouras pelos temporais, têm até junho para o plantio do trigo caso queiram optar por essa cultura em substituição ao milho safrinha.

 

 

Pellizzaro ainda comenta que o mais indicado é fazer o plantio até 15 de maio. Ele alerta sobre a necessidade de o produtor aguardar a liberação da área pelas empresas seguradoras. “A primeira quinzena de maio seria o melhor momento para os plantios do trigo. Geneticamente tem algumas opções de trigo que crescem extremamente rápidos, que até dá para atrasar um pouco o plantio. Mas existem os trigos tradicionais, que são sim da primeira quinzena”, explica.

Além disso, os produtores de milho devem monitorar o ataque de pragas e doenças. Pellizzarro alerta para o surgimento de bactérias que podem aproveitar os danos em lavouras parcialmente prejudicadas pelo temporal do dia 22 de abril. “É importante que o produtor avalie o potencial que ainda existe, tente também amenizar mais prejuízos que poderão vir, principalmente por parte das bactérias, as quais aproveitam as feridas ocasionadas nas plantas”, comenta.

 

Assista a reportagem e saiba mais:

 

 

(Reportagem: Ageiél Machado)

 

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas