economizar

VÍDEO: você sabe como economizar no uso de fertilizantes?

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
economizar

 

#souagro | Como economizar no uso de fertilizantes? A escassez de fertilizantes pelo mundo, ora iniciada pelos gargalos logísticos atribuídos à pandemia do novo coronavírus e depois por conta da guerra travada entre a Rússia e Ucrânia, levou os produtores rurais e não medir esforços para garantir um bom estoque de fertilizantes em suas propriedades, principalmente para a Safra de Verão, no segundo semestre deste ano. Entretanto, para os engenheiros agrônomos da Jota Jota Gestão Agronômica, de Palotina, no oeste do Paraná, Juliano Scheeren e João Henrique Gerardi, existem outras alternativas para garantir uma boa produtividade sem ter que desembolsar capital na compra exagerada de insumos.

 

Veja a orientação do engenheiro agrônomo João Henrique Gerardi:

“A questão dos fertilizantes é um assunto importante para a saúde financeira das propriedades e empresas rurais. Hoje, entre 30% e 50% das propriedades direcionam seu investimento para a aquisição de corretivos ou fertilizantes, um número bastante significativo, em meios aos desafios que temos enfrentado nas últimas safras”, comenta o engenheiro agrônomo João Henrique Gerardi.

Esse cenário chama a atenção dos engenheiros agrônomos da Jota Jota Gestão Agronômica. “Muitas das vezes o produtor adquiri mais fertilizantes, com medo de ficar sem o produto para as safras vindouras. Porém, muitas vezes ele sequer sabe o motivo desse comportamento, se a necessidade é ou não real. Faz isso sem um respaldo de análise de solo coerente para ter uma informação mais precisa em mãos e aí sim, tomar essa decisão”.

Engenheiros agrônbomos João Henrique e Juliano Scheeren, destacam a importância de analisar o solo antes de adquirir fertilizantes
Engenheiros agrônomos João Henrique e Juliano Scheeren, destacam a importância de analisar o solo antes de adquirir fertilizantes

Segundo eles, a recomendação é olhar o solo como se fossem prateleiras. “Perceber o que temos nos estoques, que muitas das vezes descartam a necessidade de mais insumos, redirecionando esses recursos a outros nutrientes, muitas vezes limitando a sua produtividade”, comenta João Henrique. Ou também, a aplicação de mais nutrientes que possam gerar um desequilíbrio na produção, afetando o sistema produtivo.

 

 

Ao fazer a análise de solo, é possível ter acesso a um checklist de como está a situação nutricional do solo. Um dos exemplos é a questão do cloreto de potássio. “Já testemunhamos muitos produtores com o nível de potássio acima do nível crítico no solo, tendendo ao excesso, justamente pela utilização de fertilizantes orgânicos, como a cama de aviário. Então, posso redirecionar esse recurso a outros nutrientes, tão importantes quanto, que as vezes gera limitações, como o próprio enxofre e boro”. Eles destacam a importância de uma análise de solo bem-feita para garantir bons resultados, em vez de focar tudo nos fertilizantes.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas