Risco de Salmonela: Anvisa determina recolhimento de chocolate Kinder
#souagro| Depois de anunciar que estava monitorando os lotes de Kinder Ovo no Brasil, após a confirmação de casos de Salmonela na Europa, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento do lote L343R03 do produto Kinder Schoko-Bons Branco 200g pelo risco de contaminação pela bactéria Salmonella typhimurium.
Inicialmente foi anunciado que o Brasil estava fora da lista de países para os quais o produto foi distribuído, mas agora, segundo a Anvisa, foi identificada uma importação para o mercado brasileiro realizada pela empresa Terra Nova Trading Ltda.
Ainda segundo a Agência, os produtos da fábrica responsável pela Kinder, na Bélgica, foram alvo de alerta internacional comunicando um surto dessa bactéria em chocolates da marca, mas apenas o lote recolhido foi afetado. Os outros produtos da Kinder continuam sendo vendidos normalmente.
- Brasil monitora lotes de Kinder Ovo após casos de salmonela
- Anvisa proíbe venda de produtos Kinder no Brasil
Há um alerta de como o consumidor pode identificar o produto com risco de contaminação: “Caso identifique o produto pelo nome (SCHOKO-BONS), o consumidor deve olhar no rótulo qual o nome do fabricante (‘Fabricado por’ ou ‘Produzido por’ Ferrero Argdennes SA – Arlon, Bélgica), além do número do lote, que é composto por letras e números (Lote L343R03)”, afirma o comunicado da Anvisa.
De qualquer forma, a agência informou que estão sendo tomadas todas as medidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para que o produto não seja encontrado nas lojas.
Na semana passada a Anvisa já havia proibido a venda, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder para os lotes fabricados pela empresa Ferrero na Bélgica.
O que diz a empresa
Em nota, a Ferrero do Brasil, responsável pela Kinder, informou que está ciente da decisão da Anvisa e que não comercializa no Brasil o produto Kinder Schoko-Bons Branco 200g: “Reforçamos que não comercializamos este produto no País e que tomamos conhecimento de que empresa terceira, com a qual não mantemos relação comercial, importou Schoko-Bons, o qual faz parte de recall conduzido no exterior”.
Nesse caso, a Nova Trading Ltda seria uma importadora independente, que compra os produtos fora do país e os traz para o Brasil: “Estamos colaborando com Anvisa sobre este caso. Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento”, acrescentou a empresa.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Agência Brasil)
Foto: reprodução internet