Kinder

Anvisa proíbe venda de produtos Kinder no Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Kinder

#souagro| Depois de anunciar que estava monitorando os lotes de Kinder Ovo no Brasil, após a confirmação de casos de Salmonela na Europa, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu proibir a venda, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder no país.

A decisão foi publicada ontem a noite (14) em edição extra do diário oficial, por meio da Resolução-RE nº 1.233. A medida é válida para os lotes fabricados pela empresa Ferrero na Bélgica.

kinder

 

 

Segundo a Anvisa, mesmo o Brasil não estando na lista de países de destino dos produtos, conforme foi noticiado ainda ontem, a Agência considerou que no momento, o mais prudente foi publicar a medida preventiva para informar à sociedade, além de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras.

 

A empresa também foi notificada a prestar informações sobre os produtos e sobre o controle de importações por terceiros.  A agência afirma que segue acompanhando atentamente o caso e tomando as ações necessárias.

AS CONTAMINAÇÕES

Dezenas de casos de contaminação por salmonela foram detectados na Europa. As suspeitas do foco de contaminação são de produtos fabricados na Bélgica, o que levou à sua retirada dos mercados por parte do fabricante Ferrero. A empresa solicitou a devolução dos produtos Kinder produzidos nas fábricas de Arlon, na Bélgica, os quais eram comercializados na França, na Bélgica, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha e na Suécia.

 

SALMONELOSE

A salmonelose é uma doença bacteriana que atinge o intestino e pode causar gastroenterite. Diarreia, cólicas estomacais e, às vezes, vômitos e febre estão entre os sintomas que se manifestam entre 12 e 72 horas após a ingestão de uma dose com alimento infectado por salmonela. Os sintomas geralmente duram de quatro a sete dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento.

O QUE DIZ A EMPRESA

Os representantes da empresa Ferrero no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, informando que a contaminação foi na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações foram suspensas. A nota diz ainda que o recolhimento dos produtos já começou em todos os países de destino, e que a contaminação não atinge os chocolates comercializados no Brasil.

(Débora Damasceno/ Sou Agro com Anvisa)

 

Foto:  Shutterstock

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas