Pé de mamão mais alto do mundo é do PR

Débora Damasceno
Débora Damasceno
#souagro| O Oeste do Paraná conta agora com título mundial de pé de mamão mais alto do mundo. A equipe do Guinness World Records verificou a árvore na cidade de Nova Aurora em setembro do ano passado, mas só nos últimos dias é que o recorde foi divulgado. O mamoeiro tem 14,55 metros de altura e foi descoberto por Tarcísio Foltz e Gilberto Franz.
mamão
Pé de mamão mais alto do mundo é do PR
A história 
No começo de 2021 Tarcísio percebeu que o pé de mamão que tinha na sua fazenda, era muito alto. Com isso, ele resolveu convidar o amigo (e anterior dono da fazenda) Gilberto Franz para medir a árvore usando um drone. Meses depois a dupla resolveu medir o mamoeiro oficialmente e com a ajuda de uma equipe de especialistas confirmaram a altura da árvore, para a inscrição no Guinness. Só assim que foi constatado o recorde mundial. O maior mamoeiro anterior  pertencia a Jhantu Paul, da Índia e media 14,07 metros de altura e havia sido verificado em 22 de janeiro de 2017.
Os recordistas ficaram felizes com o resultado e querem que isso faça com que o nome de Nova Aurora seja levado para o mundo: “Meu objetivo é mostrar que existem várias formas do ser humano ser feliz, e  me senti muito feliz em compartilhar essa proeza”. Disse Gilberto
mamão
Tarcísio Foltz e Gilberto Franz são recordistas
Dificuldade no processo de recorde
O processo para entrar no livro dos recordes foi marcado por um momento de dificuldade, é que uma geada atingiu a propriedade durante a verificação e o mamoeiro estava perdendo as folhas e frutos e uma Uma das regras do Guinness World Records é que a árvore esteja viva para validar o resultado. Depois disso, a árvore demorou quase quatro meses para se recuperar: “Sei que o Guinness World Records registra e documenta as melhores coisas, o melhor em tudo, e exatamente por isso é algo muito sério. E para mim é uma honra muito grande, estou muito feliz e tenho muito orgulho de ser um recordista reconhecido pela instituição mais importante no assunto em todo o mundo”. Disse Gilberto.
mamão
O Mamoeiro
O pé de mamão é uma árvore de caule alto, com folhas grandes que crescem em espiral ao redor do caule. Geralmente leva cerca de três anos para atingir a maturidade e começar a produzir frutas. Essas frutas crescem em cachos dentro das grandes folhas protetoras da árvore. Normalmente os mamões crescem até cerca de dez metros de comprimento.
mamão

(Débora Damasceno/Sou Agro com Guinness World Records)

 

Fotos: Guinness World Records

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas