Evite a entrada de doenças nas propriedades

Compartilhar

#souagro| Biosseguridade, esta é uma palavra que você já deve ter ouvido falar muito, mas você sabe o real significado? Bom, resumidamente a biosseguridade é um conjunto de medidas para evitar a entrada e propagação de doenças nas propriedades, garantindo a segurança dos alimentos e saúde dos animais, bem como o bem estar dos trabalhadores.

Por conta disso, vamos relembrar a importância de manter as propriedades sem doenças, especificamente falando sobre avicultura e suinocultura.

ASSISTA O VÍDEO:

“O conceito de biosseguridade já é um tanto quanto recorrente na na produção de suínos e aves. E nada mais é do que medidas adotadas pra evitar que doenças entrem na propriedade e causem um prejuízo no  rebanho. E não afeta só a produtividade do rebanho, afeta toda a cadeia produtiva, porque algumas doenças tem impacto econômico tal que inviabilizam a comercialização às vezes dos animais até para exportação.
Então são medidas que devem ser adotadas não só por um produtor, mas toda cadeia tem que estar envolvida pra que realmente o resultado seja efetivo”, explica Vitor Hugo Grings, Analista da Embrapa Suínos e Aves.

 

A biosseguridade basicamente se refere a barreiras sanitárias que evitem a entrada de agentes para dentro da propriedade, como por exemplo: cercar a propriedade, evitar acesso de visitantes que tenham vindo de áreas com contaminação, caso seja necessário proceder a troca de roupa e de calçados pra entrar na propriedade, evitar que animais domésticos e principalmente animais selvagens entrem para dentro da propriedade e ter muito cuidado na introdução da espécie que está sendo criada, ou seja, saber da origem desses animais que não podem vir de de granjas que já tenham alguma contaminação: “Outra condição essencial para que esses conceitos de biosseguridade funcionem, é que as pessoas que vão operacionalizar o sistema, que vão estar no dia a dia da atividade, elas devem estar comprometidas com o programa e a cada tempo tem que ser revisadas, as pessoas treinadas e comprometidas para que realmente adotem as medidas corretas”, explica Vitor.

 

doenças
Cercar a propriedade é uma das medidas da biosseguridade
doenças
Proceder a troca de roupa e de calçados pra entrar na propriedade

doenças

Inclusive, a Embrapa produziu uma publicação muito importante que já rendeu ótimos resultados. “A Embrapa Suíno e Aves fez um levantamento em várias propriedades para ver quantas delas estariam adequadas, quais seriam as grandes limitações, enfim, para implementar. E a partir desse trabalho foi elaborada uma cartilha, que tem um uma relação de várias ah tecnologias que devem ser implementadas e a partir desse documento, algumas secretarias de defesa sanitária animal como do Paraná e do Rio Grande do Sul já editaram medidas de instruções normativas de segurança do rebanho baseados nessa publicação. Ela está disponível no site da Embrapa Suínos e Aves pra download gratuitamente e recomendamos todos os produtores, técnicos ligados à suinocultura que acessem esse material”, finaliza Vitor.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

(Fotos: Embrapa)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.