movimento

Você sabe o que seu filho aprende sobre Agro na escola?

Débora Damasceno
Débora Damasceno
movimento

#souagro| Estamos em período de retorno às salas de aula com os pais finalizando os preparativos para essa retomada. Você que começou a ler este texto deve estar pensando: “Mas eu estou no portal Sou Agro, porque estou lendo sobre volta às aulas?”, a resposta é bem simples: A história de hoje é sobre um projeto que une educação e agronegócio. Vamos contar tudo sobre o movimento “De olho no material escolar”, uma iniciativa que surgiu durante a pandemia para alertar e orientar os pais sobre os conteúdos do agro que estão sendo repassados aos alunos.

VEJA O VÍDEO:

 

O projeto visa atualização dos conteúdos relacionados ao agro nas apostilas das crianças de todo o Brasil. Andreia Bernabé, é uma das fundadoras do movimento e conta como tudo surgiu: “Durante a pandemia muitos pais e mães se tornaram professores no momento em que o Brasil se fechou dentro de suas casas. Então foi nesse momento que foi percebido a quantidade de conteúdos que não vão de encontro com a nossa realidade da produção brasileira. Percebeu-se a ausência de ciência e de dados oficiais dentro dessas apostilas. O Brasil evoluiu muito na questão da produção brasileira nesses últimos 30 anos com evolução tecnológica e cultural, mas essa evolução, essa capacidade do Brasil em ser um país de grande potência agrícola não foi mostrada dentro dessas apostilas”

E é justamente essa defasagem nos conteúdos que motiva o movimento a lutar pela melhoria nas apostilas. Segundo Andreia, nada do que está disponível aos alunos condiz com a realidade do agro: “O movimento ele vem justamente para isso, para pedir ao Ministério da Educação e as editoras que fazem todos esses conteúdos pra que haja uma interação, e que faça essa atualização, essa modernização dentro dessas apostilas. E claro, com toda base científica com e pesquisa que estão disponíveis dentro de uma Embrapa, dentro das universidades e também contando com dados oficiais do nosso país.

 

Desde que foi criado o movimento já passou por muitas etapas e já evoluiu bastante. E algumas conquistas já são contabilizadas: “ Em um período de um ano e meio,  já fizemos várias ações como por exemplo, a interlocução com o Governo Federal que já se mostrou positivo, entendeu essa necessidade de fazer a atualização desses materiais, já fizemos algumas reuniões com os com as editoras que são as responsáveis pela confecção dessas apostilas e por todo o conteúdo delas”, detalha Andreia.

Dentro do movimento “Meu material escolar” já surgiram outras iniciativas ligadas ao mesmo assunto, tudo para auxiliar a melhoria dos conteúdos que chegam nas escolas brasileiras, sobre o agronegócio: “ Tem o projeto da biblioteca virtual que é um espaço dentro da internet onde você pode consultar sobre temas como a questão da produção agrícola, a questão da pecuária, enfim vários assuntos sendo abordados já com uma atualização onde essas editoras, professores e educadores poderão consultar a qualquer momento da aula que vai ser dada. Temos o projeto do Vivenciando a Prática que a gente leva profissionais da educação para conhecer como que funciona uma propriedade agrícola, o sistema de produção de carne, de leite, de cana, de soja, de algodão, enfim, qualquer cultura, são vários projetos, esse ano a gente quer estender bastante a visitação em propriedades, levando essas editoras, levando esses escritores que fazem esses materiais pra que eles possam ter ali uma visão real do que que está acontecendo no agronegócio brasileiro. Então nós temos outros projetos que estão vindo. O movimento andou bastante nesse um ano e meio e a gente tem trabalhado muito”, explica Andreia.

 

O projeto é todo demonstrado em uma página do Instagram que foi criada justamente para atualizar a evolução do projeto: “Somos hoje uma associação onde qualquer pessoa que queira se associar, que é simpatizante do agro, que gosta de falar sobre agro, é para todo mundo, é pra quem gosta de educação, pra quem quer um país melhor, a gente convida para seguir o @deolhonomaterialescolar, vocês podem estar entrando lá e vendo a quantidade de trabalho que nós já realizamos nesse tempo. As nossas ações são inclusive repassadas através do Instagram, participação em eventos, reuniões. Enfim, estamos dispostos a  trabalhar para uma educação melhor. Hoje nós estamos presente aí em 14 estados, temos bastante associados nas mais diversas regiões do país. Gostamos de falar sobre educação, queremos melhorar a educação dos nossos filhos das próximas gerações”, finalizar Andreia.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas