Flexibilização de zoneamento eleva risco do produtor

Compartilhar

 

#souagro | Os danos provocados pelas intempéries climáticas, caracterizadas pelo longo período de escassez hídrica no início do ano e pelas severas geadas registradas há poucos dias atrás, ainda ecoam nas lavouras paranaenses.

O engenheiro agrônomo, advogado e corretor de seguros, Carlos Somacal, contabiliza décadas de experiência no segmento do agronegócio e aborda três questões de extrema relevância para o homem do campo: flexibilização do zoneamento, indenizações e resseguro. Somacal, que é proprietário da Agri Seg Corretores de Seguros, explica inicialmente a questão envolvendo a flexibilização das janelas de plantio, mais especificamente em relação ao milho safrinha.

Ele utiliza como exemplo o Município de Cascavel. “Em 2016, 2017, era outra forma de posicionamento em torno do período de plantio. O zoneamento agrícola era até 31 de janeiro. Já em 2018, ocorreu a flexibilização e as janelas de plantio passaram a apresentar risco de 20%, 30% e 40%, passando para 20 de fevereiro”, recorda Somacal. Esse período esteve em vigência até 2020. Neste ano de 2021 – continua Somacal -, uma nova flexibilização de zoneamento foi determinada, estendendo o zoneamento para 28 de fevereiro. No tocante ao milho consorciado com a braquiária, essa janela é ampliada para 10 de março. “Essa questão do flexibilizar de uma maneira mais elástica esses períodos, eleva o risco do produtor e faz com que as seguradoras façam um reposicionamento e passem a aceitar apenas um risco de 20%, ou seja, reduzindo o período da janela de plantio para 10 de fevereiro”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Quer saber mais, então clique no link abaixo e confira o que diz o engenheiro agrônomo sobre os assuntos relacionados às indenizações de áreas e resseguro:

 

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.