ovulação das matrizes de suínos

Equipamento identifica e prevê ovulação das matrizes de suínos

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
ovulação das matrizes de suínos

A empresa francesa Synthèse Elevage desenvolveu um equipamento para detectar e prever de forma não invasiva e precisa o período de ovulação das matrizes de suínos.

matrizes suínas
Gwiz prevê ovulação por meio da temperatura da vulva e do ânus em poucos segundos. (foto – Synthèse Elevage)

 

 

 

 

 

O Gwiz, como é chamado, está entre as inovações finalistas do Space 2021, evento francês previsto para ocorrer entre 14 e 16 de setembro.

 

 

 

 

 

 

Gwiz detecta com precisão quando uma matriz está entrando no ciclo estral e prevê o período de ovulação por meio da temperatura da vulva e do ânus em poucos segundos.

A solução combina uma câmera térmica com um aplicativo de inteligência artificial, que analisa as variações fisiológicas da temperatura corporal durante o ciclo reprodutivo.

Além disso, o produto alerta instantaneamente ao criador sobre o período ideal para a inseminação da porca.

O produto permite direcionar com precisão o período de ovulação, otimizando assim a taxa de fertilidade e prolificidade. O aparelho da Synthèse Elevage não é invasivo, reduz o uso de hormônios e otimiza o desempenho reprodutivo dos suínos.

A solução combina uma câmera térmica com um aplicativo de inteligência artificial. (foto – Synthèse Elevage)

 

O projeto recebeu apoio financeiro da região da Bretanha, na França, após a convocatória de 2019-2020 para projetos “Experimentação com inovações digitais”.

Operação

Gwiz é uma solução rápida e fácil, bastando apenas duas operações: leitura do número de identificação da porca e foto da vulva e do ânus das porcas.

As imagens são transmitidas pelo aplicativo e os resultados da análise chegam ao usuário em apenas alguns segundos. Assim, o suinocultor saberá claramente quais porcas inseminar.

Deste modo, favorece o bem-estar animal, reduz a necessidade de mão de obra (seja para identificação como para inseminação) e maior controle dos custos de produção pela economia de doses de inseminação.

Fonte: Canal Rural

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas