ESPECIAIS

Cobertura de solo: auxílio no controle de plantas daninhas

Compartilhar

Souagro | O cuidado com o solo na estação fria, preparando a base para os próximos cultivos de verão, é uma boa forma de planejar a lavoura. Sendo assim, muitos agricultores apostam na cobertura de solo.

São chamadas de plantas de cobertura de inverno as semeadas desde o fim do verão (início de março) até o início do inverno (junho). As principais são: aveia preta, aveia branca, centeio, azevém, tremoço branco, tremoço azul, ervilha forrageira, ervilhaca comum, ervilhaca peluda, gorga e nabo forrageiro.

Uma das alternativas mais comuns de plantio nessa época é a aveia, em específico a aveia preta que, atua na reciclagem de nutrientes do solo e facilita o controle das ervas daninhas, ou seja, de matos ou plantas espontâneas que venham a competir com a cultura que você quer produzir.

O nabo forrageiro também é muito utilizado como cobertura do solo e adubação verde, na rotação ou sucessão de culturas. Por ser tolerante à seca e à geada é uma ótima opção de cultura nesse período. Como mostram as fotos, as raízes descompactam o solo, permitindo um preparo maior da terra.

Na região oeste do Paraná, tem agricultor que optou pela rotação de culturas. É o caso do Joaquim, morador de São Miguel do Iguaçu. Em conversa com o #souagro, ele explicou que a área de 580 alqueires é preparada desta forma há 20 anos.

VEJA O RELATO DO PRODUTOR: 

(AMANDA GUEDES/SOU AGRO)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.