As formigas “ladras do campo” atacam novamente

Compartilhar

 

#souagro | Saúva ou cortadeira. O nome não importa. O que realmente preocupa são os danos causados por essas formigas nas lavouras da região oeste do Paraná. Inclusive, já foi motivo de mobilização e de campanhas de combate deflagradas pelo Sindicato Rural de Cascavel. Imagens captadas pelo repórter-cinematográfico Flávio Frizon, mostram a ação das “ladras do campo”, em Espigão Azul, distrito de Cascavel, na propriedade de Acir Seimertz.
O engenheiro agrônomo Airton Cittolin, comenta que a presenças dessas formigas é comum tanto no campo como na cidade. “Elas capturam os grãos, seja de soja ou de trigo, levam para o ninho, para cultvar os fungos e se alimentar deles posteriormente”.

Há cerca de seis anos, o município de Santa Tereza do Oeste enfrentou uma infestação dessas formigas no campo. Apesar de pequenas, elas têm um poder de destruição enorme. Na época, o técnico agrícola Ivanir Pauly, disse que a cada dez propriedades visitadas, sete contavam com ninhada. E essa realidade não é tão dispare nos tempos atuais.
O principal alimento deste tipo de formiga são as árvores frutíferas, mas a escassez de alimento por conta do longo período de estiagem, está levando as formigas a buscar alimento nas lavouras.

Para combater esse inseto, o método mais eficaz no mercado continua sendo o químico. Pode ser na forma de isca granulada, em formulações de pó seco e líquido. A recomendação é que sejam aplicados, por exemplo, 10 gramas de isca por metro quadrado de formigueiro. Mas, é preciso que os agricultores ajam juntos, para que as formigas não migrem de uma propriedade para outra.

Clique e veja o vídeo com as imagens impressionantes das formigas cortadeiras.

(Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.