Estação meteorológica em Toledo auxilia produtores rurais

Compartilhar

Ter o máximo possível de previsibilidade sobre o clima é tudo o que o produtor rural deseja para antecipar suas ações no campo, evitando perdas e garantindo a produtividade. Nesse contexto, a Estação Meteorológica instalada no Câmpus de Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é grande aliada dos agricultores da região.

Responsável pela estação, o professor Alexandre Luis Müller, do curso de Agronomia da PUCPR, explica que o equipamento, que faz a leitura das condições climáticas, está instalado a 1,5 metro do solo, livre de barreira.

“Esse equipamento fornece dados dos níveis de precipitações, temperaturas máxima e mínima – inclusive do solo –, velocidade mínima e máxima dos ventos e sua direção, além do índice de umidade relativa do ar. Essas informações são coletadas de hora em hora e diariamente é emitido um relatório que fica à disposição de toda a comunidade para consulta. Nosso objetivo é fazer com que as informações mais precisas e relevantes possam ajudar o agricultor na tomada de decisão quando o assunto é a lavoura”, comenta Müller.

Nesse processo, diz o professor, o acadêmico de Agronomia desempenha um papel fundamental, vez que os futuros agrônomos da PUCPR são os responsáveis por interpretar os dados coletados no equipamento, sob a supervisão do docente, e traçar um planejamento ideal para o produtor rural. Para o estudante, ter acesso às informações de uma estação meteorológica é um acréscimo valioso à formação.

 

Equipamento ajuda agricultores na tomada de decisões quando o assunto é a lavoura

Planejamento – Müller também destaca que o equipamento, que registra os fenômenos naturais, contribui com informações importantes para a cadeia produtiva. Isso porque quando são avaliadas as condições de chuvas e de seca, umidade do ar e alerta de geada – emitido via Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) –, ou quando a realidade do solo é pontuada, os pesquisadores estão colaborando para que o produtor rural decida se há condições favoráveis de clima para fazer a semeadura.

“O planejamento deve ser a base de toda propriedade rural que deseja manter alta a produtividade. Dentro desse planejamento, os agricultores podem contar com as informações precisas da Estação Meteorológica da PUCPR, que trazem economia de tempo e de dinheiro. Com acesso aos dados, afinal, o produtor consegue antecipar ou reprogramar o manejo cultural”, diz o pesquisador.

Com as informações, o agricultor também pode verificar se há fatores agravantes para o surgimento de alguma doença, sendo que esse estudo detalhado vai gerar reflexos em toda a cadeia do agronegócio.

Quem deseja ter acesso aos relatórios da Estação Meteorológica da PUCPR em Toledo deve entrar em contato pelo telefone (45) 99966-2072 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte e fotos: PUC/PR

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.