internet

Vai entender: Chuva de um lado e temperaturas de até 35ºC do outro

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A chuva segue contemplando apenas a metade sul do Estado do Paraná. Ronaldo Coutinho informa que no setor Norte do estado a situação é de estiagem, o que compromete o milho safrinha. A chuva tende ainda a se concentrar nas regiões Sul e Sudoeste, e se persistir, pode atrasar a implantação do trigo.

As temperaturas seguem estáveis, mais amenas nas regiões Oeste, Sul, Sudoeste e Leste; e calor na faixa Norte, podendo chegar aos 35º. O Climatempo alerta para mais uma onda de calor sobre o Brasil na reta final de abril, a quarta do ano. Sua origem está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico. Este sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas.

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

De acordo com o Climatempo, nos próximos dias, uma área de alta pressão na média ganhará força sobre áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná, e lentamente migrará para o leste do Sudeste do país entre o fim de abril e início de maio. Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequência de dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente.

“Destaca-se especialmente a faixa central e oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Goiás, onde as temperaturas devem atingir ou superar os 35ºC em vários pontos. Além das tardes quentes, as madrugadas também devem permanecer abafadas para a época, principalmente no Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, devido ao escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio. Por outro lado, em regiões como Minas Gerais, áreas do leste de São Paulo, Goiás e Distrito Federal, as mínimas podem ser mais baixas devido à subsidência e ao ar seco. Isso resulta em uma amplitude térmica significativa entre as temperaturas máximas e mínimas ao longo do dia. Em algumas localidades, essa diferença pode chegar a valores notáveis, como 18ºC, 20ºC ou até mesmo 22ºC”, aponta o Climatempo.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias