Você viu em 2021? Onça ataca idosa, que se protege com bengala
#souagro| Em outubro de 2021 uma cena chamou muita atenção e deu muito o que falar, uma idosa foi atacada por uma onça por isso vamos relembrar esta história.
#retrospectiva2021| Uma idosa foi surpreendido por uma visitante. Câmeras de segurança da casa registraram por volta das 07:45 da noite, a visita de uma onça que estava à espreita na calçada de uma casa. Não há informações sobre a cidade onde o caso foi registrado.
- Onça parda passeia por Santa Tereza do Oeste
- VÍDEO: Produtor passa roçadeira sobre soja ‘cozida’ pelo calor
ASSISTA AO VÍDEO DO MOMENTO DO ATAQUE
No vídeo que circula nas redes sociais, de pouco mais de dois minutos, é possível observar o momento em que a idosa se senta na varanda e a onça tenta atacá-la. A idosa chegou a cair, mas conseguiu utilizar sua bengala para manter o felino afastado. Instantes depois, vários homens chegam para socorrer a mulher. O animal acabou fugindo.
- Situação das lavouras requer agilidade nas perícias rurais
- Seca: Palotina contabiliza R$ 250 milhões em perdas
O QUE FAZER AO SE DEPARAR COM UM ANIMAL SILVESTRE?
De acordo com o IAT – Instituto Água e Terra, felinos de médio e grande porte evitam áreas de sítio e cultivos, mas, devido à redução de habitat por causa do desmatamento, queimadas, avanço agrícola e urbano, e também à redução de alimentos, à caça e ao tráfico desses animais, eles se veem forçados a buscar alimentos nas áreas de rebanho.
Se encontrar uma onça, é importante manter a calma e se afastar lentamente, sem dar as costas e nem se abaixar. Caso ela comece a se aproximar, é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustá-lo.
Se estiver dentro de um veículo, feche as janelas e espere o animal ir embora sozinho. É importante ressaltar que são raros os casos de ataques de onças.
O registro com vídeos e fotos devem ser repassados ao IAT, junto com a localização do avistamento. Também é possível entrar em contato com o Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde pelo telefone 181.
(SOU AGRO)