Venda de máquinas agrícolas é maior durante a pandemia
VÍDEO| O setor de máquinas e equipamentos cresceu 16,7% em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento no faturamento líquido de 25,6%. No acumulado do ano, o setor registra crescimento de 33%, segundo a entidade.
Máquinas para a agricultura
As exportações de máquinas para a agricultura registraram aumento de 17,4% em agosto na comparação com julho. No acumulado dos oito meses do ano, o crescimento é de 32,6%.
Nas importações de máquinas para a agricultura, houve um pequeno aumento de 3,4% em agosto em relação a julho. No acumulado do ano, o aumento chegou a 32,6%.
No entanto, mesmo com o setor aquecido, a falta de componentes para a produção está afetando a entrega de trator e outras máquinas agrícolas.
O Portal Sou Agro conversou com o Fernando Sinegália, Gerente da M.A. Máquinas em Cascavel. Ele explicou que os fabricantes enfrentam problemas com a escassez de insumos como aço, pneus e componentes eletrônicos. ‘’A gente está comercializando produtos hoje com entrega para 2023. Alguns produtos têm a entrega mais longa pela falta de componentes. Mas o volume de venda neste ano, em relação a 2019 – antes da pandemia – está muito maior. E para 2022 a promessa ainda é boa mesmo com essa falta de componente. E a expectativa é que no segundo semestre do próximo ano, essa situação seja normalizada’’, apontou.
Assista a explicação sobre a alta do setor de máquinas agrícolas
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)
Veja também:
-
Tempo e USDA pautam semana do mercado mundial da soja
- Colônia de pescadores ameaçada no oeste do Paraná