FOTO: Arquivo

Veja qual a posição do Paraná em produção de leite no Brasil

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
FOTO: Arquivo

 

#souagro | O leite é unanimidade nacional. Não pode faltar na mesa do brasileiro, principalmente naquele momento de despertar para iniciar o dia. É bom com tudo: achocolatado, com café e inclusive servindo de ingrediente para outras iguarias. Você vai saber agora quais os estados campeões de produção no Brasil, segundo a Milkpoint.

O Brasil ocupa atualmente a quarta posição no ranking mundial de produtores de leite. O fato curioso é que mais de 80% deste montante está concentrada em quatro estados produtores. O destaque fica por conta de Minas Gerais, sumidade neste mercado.

A grande indústria do leite carrega consiga ainda outro exponencial produto, que é o queijo. Não é a toa que Minas Gerais é o estado com maior produção no Brasil. Pelo mapa de produção no País, Minas Gerais é o maior produtor, com 40% do total. Pela ordem, os demais estados são: Paraná, com 20%, São Paulo, com 12%, Goiás, com 10%, Rio Grande do Sul, com 6% e os demais, totalizando 6%.

Levantamento realizado junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, o Brasil produziu um total de 34,84 bilhões de litros, produção 2,7% superior ao período anterior. A evolução da produção é atrelada aos investimentos em tecnologia, apesar de, no Paraná, boa parte dos produtores são pequenos e médios. Nos grandes centros, a busca é por economias de escala e ganhos de produtividade e competitividade.

A despeito da heterogeneidade da pecuária de leite e dispersão pelo país, a partir de estimativas de medidas de concentração ou observação de mapas, podem-se identificar aspectos relacionados a padrões de agrupamento. A ocorrência de clusters e sua associação a polos de produção podem fornecer base para o adequado planejamento de ações e formulação de políticas públicas para o setor.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Milkpoint)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas