Saiba porque é importante declarar o ITR
#souagro | Faltam poucos dias para o fim do prazo para a entrega da declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) à Receita Federal. O produtor rural tem até o dia 30 de setembro para regularizar a sua situação e evitar situações indesejadas, nem tanto pela multa, que tem valor simbólico de R$ 25, mas pelo fato de ficar alijado da possibilidade de acesso a financiamento para Custeio e Investimento e sem condições de até mesmo vender suas terras.
O alerta é o diretor do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini. “Pedimos a todos os produtores rurais que façam a declaração. Entretanto, àqueles com dificuldades, pode procurar o Sindicato Rural de Cascavel que está à disposição para realizar a declaração”, comenta. A declaração é feita tanto para não-sócios como para sócios, este último, com preço diferenciado.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
O prazo para a entrega da declaração começou a valor em 16 de agosto, ou seja, há pouco mais de um mês. Em entrevista concedida nesta sexta-feira ao Portal Sou Agro, o responsável pelas deliberações fundiárias do sindicato, Eurico Sperotto, conta que já foram encaminhadas para o sistema da Receita Federal 363 declarações, perto da metade das declarações do ano passado, que contabilizou 800 no total. “Esse ano, se continuar assim, provavelmente vamos passar esse número”, comenta Eurico. Por dia, o sindicato tem realizado entre 10 e 12 deliberações. “Mas o ponto alto mesmo será nos 15 últimos dias”, comenta. Por isso, a orientação é para que o produtor se antecipe e faça a sua declaração antes, para evitar possíveis aglomerações.
- Vaca louca: Preços em queda para pecuarista e consumidor
- Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos mineiros
O sindicato também realiza a declaração não só de Cascavel, mas de outras cidades da região e de outros estados, como por exemplo Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)