Projeto de lei discute controle de formigas cortadeiras
SOUAGRO | Em 2015, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) criou uma portaria que obriga donos de propriedades rurais fazerem o controle das formigas cortadeiras no campo. Quem descumpre pode ser multado.
De acordo com a Adapar, os ataques da praga nas áreas rurais e urbanas são preocupantes. Há que se tomar providências urgentes de combate, que deve ser realizado com critérios técnicos precisos, para não causarem danos à saúde pública, tais como intoxicações em crianças e animais pela ingestão de produtos agrotóxicos. Os planos de manejo de combate nas áreas rurais, devem ser levados a sério por produtores e técnicos de campo, visto que a praga é de difícil controle e, dentre as falhas observadas nas tentativas de combate, erros nas aplicações de produtos agrotóxicos tem levado a insucessos.
- Colheita do milho safrinha chega a 10% no Paraná
- República Dominicana vai abater milhares de porcos por surto de peste suína
- VEJA como obter autorização para o uso da água no campo
Uma lei parecida está sendo discutida na Câmara de Vereadores de Cascavel, no Paraná. A ideia é fazer com que o controle também seja obrigatório na cidade. O vereador Jeferson Cordeiro, protocolou o projeto de lei, que está sendo agora analisado pela Comissão de Justiça, antes de ser incluído na pauta de votação.
De acordo com o legislador, a obrigatoriedade de controle dessas formigas no perímetro urbano, deve dar autonomia para que o município compre o inseticida de combate por meio de licitação. Profissionais da área devem auxiliar neste processo.
ASSISTA A EXPLICAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE COMBATE AS FORMIGAS CORTADEIRAS
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)