Produção de trigo deve ultrapassar 3,8 milhões de toneladas
Os agricultores paranaenses devem colher 3,8 milhões de toneladas de trigo nesta safra. O aumento é explicado pela elevação de 5,9% na área plantada, chegando a 1,18 milhões de hectares, aliada ao melhor desempenho nas lavouras, uma vez que a produtividade está estimada em 3,27 mil quilos por hectare – aumento de 18,3% quando comparado com o período anterior. De acordo com o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), quase a totalidade das lavouras está em ótimas condições em função da umidade adequada e do clima frio.
Outro produto que deve apresentar crescimento significativo é a cevada. A colheita do grão está estimada em 311,2 mil toneladas, elevação de 14,9%. As lavouras já germinadas seguem em boas condições de desenvolvimento. Devido ao aumento forte no preço do milho, outros cereais que compõem a alimentação animal também se valorizaram, como é o caso do trigo e cevada. Com isso a área de plantio aumentou significativamente este ano chegando próximo a 70 mil hectares. Além disso, a produtividade estimada também deverá crescer, podendo chegar a 4,2 mil quilos por hectare.
- VOCÊ VIU ISSO? É muito grave a situação da produção de milho no Paraná, afirma Dilvo
- O rústico é chique! Conheça o trabalho do artesão de Colônia Esperança
- Como controlar formigas cortadeiras na agricultura
O milho, por sua vez, deverá apresentar queda de aproximadamente 10% na produção, sendo estimada em 13,4 milhões de toneladas. Apesar das boas chuvas do mês de junho, a estiagem registrada em meses anteriores, durante o desenvolvimento vegetativo e estádio reprodutivo da cultura, afetou o desenvolvimento do cereal. Atualmente, cerca de ¾ das lavouras ainda estão em fase suscetível a geadas. Esse cenário pode resultar em uma maior queda de produtividade depois de avaliados os impactos das geadas ocorridas no estado no fim do mês passado.
Fonte: Conab
Foto: Pexels