Potencial de energia renovável do oeste atrai comitiva alemã
#souagro | Empresários da Alemanha estiveram nesta semana no oeste paranaense para conhecer de perto e incentivar projeto de energia renovável para solucionar passivos ambientais relacionados ao tratamento de dejetos e resíduos da agropecuária.
Na segunda-feira, eles foram recebidos em Nova Santa Rosa pelo prefeito Norberto Pinz e pelo prefeito em exercício, Noedi Hardt. Da Alemanha, estavam presentes o diretor comercial da Me-Le, Helmut Tündermann; o diretor de Tecnologias, Dieter Schünermann e o diretor-executivo da Me-Le no Brasil, Neudi Mosconi.
- Só união garante medidas de mitigação às perdas, diz Faep
- Deral divulga análise agropecuária com perspectivas de futuro
Na ocasião foi apresentado o programa Nova Santa Rosa Sustentável e a ampliação do programa a nível microrregional a visitantes e representantes dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado e Mercedes. Para cada representante do Executivo, foi entregue um termo de cooperação a ser formalizado entre os municípios. Os investimentos para dar vazão aos projetos é 100% a fundo perdido, por intermédio do Governo da Alemanha e União Europeia, com foco voltado na produção de proteína e energias renováveis.
O programa “Nova Santa Rosa Sustentável” prevê uma solução para o passivo ambiental – com o tratamento dos dejetos e resíduos da agropecuária. O tratamento do dejeto em Unidades de alta eficiência proporcionará a implementação de novas matrizes econômicas de grande escala ambiental e financeira, com mudanças sócio econômicas para os produtores, permitindo a estes, crescimento com segurança ambiental e com sustentabilidade.
Neudi Mosconi ressaltou que para a implementação do programa é necessário a cooperação de todos com: diagnóstico do potencial em cada unidade de produção e em cada município, mapeamento de todos os resíduos, estudo de viabilidade e definição do cronograma de trabalho para implementação das Unidades de tratamento e produção do biogás e composto orgânico.
O programa trará inovação para o saneamento rural. Para atender as regiões produtoras e poder viabilizar a construção de usinas de Bioenergia, foi planejado a utilização de redes coletoras, no mesmo princípio do saneamento urbano. Uma forma eficiente para coletar os dejetos das propriedades e também para redução de custos.
(Sou Agro com Comunicação N.S.R)