Por conta da seca, decreto de emergência é ampliado
#souaagro| A Prefeitura de Cascavel no oeste do Paraná, publicou um decreto de emergência por conta da seca que atinge a cidade e toda região sul do Brasil. A publicação está no diário oficial desta quarta-feira (23).
O documento autoriza a mobilização de todos os órgãos para atuarem sob a coordenação da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil) nas ações em respostas ao desastre.
- Martelo batido! Governo Federal remaneja recursos para crédito rural
- Incêndios matam milhares de animais e oferta de gado deve diminuir
Além disso, o documento permite a convocação de voluntários para reforçar possíveis ações de combate necessárias para atender os afetados. A decisão do município, leva em consideração os dados do Simepar, entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2021, período em que deveria chover 864,8 milímetros, mas o registro foi de apenas 654,2 milímetros, o que sinaliza 24,35% a menos de chuvas do que seria considerado normal para o período.
O decreto permite também que a prefeitura pode fazer a aquisição de bens e prestação de serviços e obras sem precisar fazer licitação.
- Escoamento da soja eleva preços do frete
- Novas cultivares de feijão garantem grande potencial produtivo
Leia o decreto na íntegra:
O decreto municipal vem sendo ampliado desde o ano passado, por conta da seca severa e o déficit hídrico que atinge o município.
(Débora Damasceno/ Sou Agro)