População de percevejos aumenta e deixa rastro de destruição em lavouras

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=gFYOGMiQBKA

 

souagro | O percevejo barriga-verde tem se constituído na principal praga a ser combatida por engenheiros agrônomos e produtores nas lavouras do Brasil. Há programas de monitoramento e controle e biotecnologias ainda estão em fase de testes para fazer frente à população de percevejos, capaz de deixar um rastro de destruição nas lavouras em que passa e causar sérios prejuízos para o campo.

 

Confira a entrevista concedida pelo engenheiro agrônomo Diogo Dombroski ao Portal Sou Agro:

 

Nos últimos dias, vídeos têm circulado nas redes sociais mostrando os ataques em lavouras de soja em plena época de colheita. O milho também tem sofrido com ataques seguidos do percevejo. O aumento da população deste inseto tem sido percebido na safra 2021/2022, principalmente nas regiões do estado do Mato Grosso.

É necessário ficar atento a essa população no sistema de produção soja-milho, pois os percevejos irão se desenvolver durante o período da cultura da soja, onde podem ocasionar danos aos grãos e sementes e, além disso aumentar a população o que acarretará danos ao milho nos primeiros dias após a emergência.

 

Assista a entrevista de Gláucia Dias Trevisan, extensionista do IDR-Paraná, falando ao Portal Sou Agro:

 

O monitoramento da população de percevejo barriga-verde na cultura da soja e seu controle são importantes para se ter sucesso de controle na cultura do milho, pois baixas populações detectadas na cultura da soja poderão ocasionar problemas sérios e comprometer o desenvolvimento do milho. O acompanhamento da lavoura diariamente possibilita a identificação da praga, qual espécie, o tamanho da população e a forma mais eficiente para seu manejo. (Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

 

Foto: portalsyngenta

 

VEJA TAMBÉM

Se prepare: Vai esfriar nesta semana santa

ABPA lança campanha contra vendas falsas

Supremacia: Paraná responde por 1/3 do abate de aves no Brasil

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas