Ponte é construída sobre o rio Melissa e agricultores comemoram
“Quando a gente se une, cria musculatura, planeja, a gente consegue fazer as coisas. Esta obra é um símbolo de respeito aos nossos produtores”. Assim o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, definiu a construção da ponte sobre o Rio Melissa em parceria com o Município de Corbélia.
A entrega da obra aconteceu no sábado (27) com a presença do prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw, do secretário de agricultura de Cascavel, Renato Segalla, vice-prefeito de Corbélia, Dangelles Decki, e do secretário de Viação, Obras e Urbanismo de Corbélia, João Batista Piovezan Júnior e o presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Orso.
“Esta obra supera o valor financeiro e físico pela sua necessidade pela esperança das pessoas. É uma obra há muitos anos reivindicada. É a ligação de duas cidades produtoras, e por aqui passam milhões de reais dos produtos produzidos por Cascavel e Corbélia”, completou Paranhos.
“Boa vizinhança”
O prefeito de Corbélia enalteceu a importância da parceria que resultou na construção da ponte desejada há mais de três décadas pelos produtores rurais dos dois Municípios.
“Esta é a política da boa vizinhança, a boa política. A interação entre os poderes e a comunidade. A gente não distingue os cidadãos cascavelenses ou corbelienses. Somos todos paranaenses, somos região oeste e a gente busca este desenvolvimento. Agricultura é o nosso forte e temos que privilegiar este setor. O agricultor precisa é do respeito do poder executivo e das autoridades para que eles tenham capacidade de continuar produzindo o que já produzem pelo Paraná”, enfatizou.
A ponte de concreto sobre o Rio Melissa, que liga Cascavel a Corbélia vai beneficiar também os agricultores de Cafelândia. “Esta ponte é de suma importância para nós. Uma grande conquista. Aqui é uma região muito produtiva tanto no lado de Cascavel quanto no lado de Corbélia e está ponte vai fazer a diferença na hora de escoarmos a nossa produção”, falou o produtor rural, Itacir Berté.
Para o seu Pedro Paetzold, morador antigo da comunidade, a união dos dois municípios na construção da ponte reflete o grau de maturidade entre as duas gestões. “Nós esperamos esta obra por mais de 30 anos. Mas como era uma obra entre dois municípios era mais difícil, por causa dos entraves burocráticos e jurídicos, mas graças a Deus ela saiu e toda a comunidade ganhou com esta obra. Com a ponte antiga não dava pra passar com carga e agora estamos mais tranquilos e seguros ao cruzar de um lado e outro”, observa.
Obra
A obra sobre o Rio Melissa teve início em agosto e foi feita com concreto armado, com vigas pré-moldadas, vão de 16 metros de extensão e largura de sete metros. Cerca de R$ 400 mil foram investidos pelos municípios de Cascavel e Corbélia na construção da ponte. “A ponte anterior era de madeira e a cada chuva volumosa ela transbordava e impedia a passagem dos produtores. Fizemos o projeto, a licitação, a parceria com Corbélia e resolvemos a situação. Uma interação com os dois Municípios onde todos ganham”, frisou o secretário de agricultura de Cascavel, Renato Segalla.
O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo de Corbélia, João Batista Piovezan Júnior, disse que “esta é uma rota de produção de grãos. Tínhamos uma ponte que precisava de muita manutenção. Agora com esta de concreto vamos dar a segurança necessária que os agricultores precisam. A união de Cascavel e Corbélia fez acontecer este momento tão importante para nossa comunidade”, destacou.
“Estamos muito felizes. Nosso sonho foi realizado e agora podemos comemorar”, finalizou o agricultor Neri Pedro Paetzold.
(FOTOS/FONTE: Prefeitura de Cascavel)