Peixes ameaçados de extinção são apreendidos na fronteira
#souagro | Perto de 200 quilos de surubim, peixe na lista dos ameaçados de extinção, foram apreendidos nesta quarta-feira durante ação integrada envolvendo Polícia Federal, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio, de Foz do Iguaçu. Os peixes estavam armazenados em um depósito de um mercado no bairro Porto Meira.
No total, foram apreendidas 82 unidades somando 194 quilos da espécie em extinção, conhecida também como bocudo ou monjolo e predominante no rio Iguaçu, na região do Parque Nacional do Iguaçu. Além dos peixes, o estabelecimento comercializava diversos produtos de origem animal, entre os quais, boi, frango, porco, todos em condições inapropriadas de depósito.
- 2021: um ano marcado pelas adversidades climáticas
- VÍDEO: Dilvo aborda abastecimento de milho e custo de produção
A Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu compareceu ao local. Lacrou os refrigeradores e suspendeu a venda dos produtos e dos peixes em extinção ao consumidor. Os proprietários do mercado foram presos em flagrante por crime ambiental e conduzido para a Delegacia da Polícia Federal. Na oportunidade, foram lavrados os autos de infração por parte do Ibama.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com CS/PR Foz do Iguaçu)