Projeto recebe recursos estaduais para esterilização de animais em ilhas no Paraná - Curitiba, 20/05/2021 - Foto: Briana Gomes/SEDEST
PET

Paraná já castrou 1,4 mil animais em novembro

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Projeto recebe recursos estaduais para esterilização de animais em ilhas no Paraná - Curitiba, 20/05/2021 - Foto: Briana Gomes/SEDEST

 

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná já realizou a castração em 1.418 animais de sete municípios paranaenses neste mês. Até o final de novembro, são esperados mais 1.231 cães e gatos em outras 10 cidades.

Foram atendidos Japira, Sapopema, Ventania, Curiúva, Santo Antônio da Platina, Candói e Guapirama. O CastraPet Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com as prefeituras municipais das localidades participantes. No total, foram investidos R$ 4,9 milhões pelo Governo do Paraná para atender 125 municípios.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

Desde o início do programa, em 2019, 23.892 animais já foram atendidos. Além de promover o controle populacional de cães e gatos, a iniciativa é uma maneira de promover a saúde única no Estado, uma unificação entre as saúdes humana, animal e ambiental.

“Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destaca o secretário da pasta ambiental, Márcio Nunes.

Os veterinários do CastraPet Paraná orientam o jejum absoluto (comida e água) do animal antes da cirurgia, por pelo menos 8 horas para alimento e 4 horas para água. “Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia”, explica a veterinária do programa Girlene Maria Pazini Jacob.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

Além disso, logo após o procedimento, o tutor recebe orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação. Os pets recebem, ainda, um microchip que contém dados para identificação no caso de fuga ou roubo do animal.

Neste mês, o programa ainda passa pelos municípios de Conselheiro Mairinck, São Jorge d’Oeste, Quatiguá, Carlópolis, Renascença, Wenceslau Braz, Sengés, Capitão Leônidas Marques, Salto do Lontra e Planalto.

 

Fonte: AENotícias

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas